Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Eduardo Soares: memórias de um líder povoense ao serviço do povo

Eduardo Soares: memórias de um líder povoense ao serviço do povo

 

`Eduardo Soares na foto ao meio´

A revista Repórter X recorda o Sr. Eduardo, uma das pessoas que muito deu à nossa Póvoa de Lanhoso. Descansa em paz camarada.

`Eduardo Soares um dos povoenses que mais deu à Póvoa e aos povoenses´

Antigo dirigente do S.C. Maria da Fonte. Presidente da Junta de freguesia da Nossa Senhora do Amparo. Dirigente dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso. Mesário da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.

 

Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso (Nossa Senhora do Amparo)

EDUARDO SOARES foi Presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso (Nossa Senhora do Amparo), entre o ano de 1986 e 2001, foi também dirigente do Sport Clube Maria da Fonte e dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso. A Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso presta assim homenagem a um grande povoense e deixa os sentimentos a toda a família.

 

Sport Clube Maria da Fonte

O Maria da Fonte está de luto! O Sr. Eduardo Soares, Sócio N° 7 do SCMF, partiu no dia de hoje. Marifontista apaixonado, foi dirigente do clube na década de 70 e 80, desempenhando funções na Direção e na Assembleia Geral, tendo sido ainda atleta do clube. Deixará saudades em todos aqueles que com ele privaram, ficando o nosso clube mais pobre com esta perda. À sua família e amigos o Sport Clube Maria da Fonte endereça as mais sentidas condolências, nesta hora difícil de dor. Descanse em Paz, Sr. Eduardo! Os Moinhos Novos sentirão a sua falta.

 

O Sport Clube Maria da Fonte (SCMF) vive hoje um silêncio profundo

Apesar de ser véspera do insigne e rememorativo 99.º Aniversário deste esplendoroso Clube. Como já referido na página oficial Marifontista, deixou-nos hoje de manhã, dia 12 de julho de 2024, o EDUARDO SOARES, associado n.º 7 do SCMF e seu adepto fervoroso e apaixonado. Meu Amigo de velha data. Marifontista desde o berço (nasceu na vila povoense em 29.06.1943), foi atleta e futebolista do SCMF a partir de 1958, prosseguindo pela década seguinte no plantel principal. Exerceu, ainda, a função de massagista do Clube entre 1976-1979. Mas, foi como dirigente abnegado e dedicado que sobremaneira se destacou no Clube, servindo de forma nobre como diretor no mandato empossado em 30 de setembro de 1964 (célebre por ter sido a Direção que, liderada por Joaquim Gomes, o Alho, encetou a efetiva recuperação do SCMF após a crise que se instalou no seio institucional no ano de 1960). Prolongou o seu desempenho por vários mandatos (chegou a assumir funções de secretário-geral no órgão executivo na época 1967-68), tendo cessado funções institucionais no mandato de 1994-96 como “vice” da Mesa da Assembleia Geral. Era filho de Eduardo Peixoto da Silva (que foi, outrossim, um grande dirigente Marifontista e, aquando da sua morte em 2005, era o Associado n.º 1 do Clube) e de D. Aurora Soares (Tamanqueira). E foi casado com a minha Prima direita Maria Gabriela Macedo Martins (carinhosamente conhecida por Lela ou Lelinha), com quem teve 3 diletos filhos. Neste momento de dor, quero em meu nome pessoal, e bem assim na qualidade de presidente da Assembleia magna dos associados do Maria da Fonte, endereçar as mais sentidas condolências e solidariedade amiga aos filhos Luís Gabriel e Paulo Jorge, restante Família e amigos. Como bem expressou o Clube, doravante “os Moinhos Novos sentirão a sua falta”. Que Deus o tenha na Sua mão.

 

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Póvoa de Lanhoso

É com profundo pesar que tomamos conhecimento do falecimento do nosso estimado e antigo membro da Direção da AHBVPVL, Sr. Eduardo Soares, que desempenhou um papel fundamental na nossa Associação, tendo servido como Tesoureiro durante vários anos. Neste momento de tristeza, expressamos as nossas mais sinceras condolências à sua família e amigos. O Sr. Eduardo Soares era pai de Luís Soares, actual Bombeiro do Quadro de Honra da AHBVPVL, que serviu durante muitos anos a nossa Corporação, honrando a tradição de dedicação e serviço à nossa comunidade. Em nome de todos os membros da AHBVPVL, prestamos uma homenagem à memória de Eduardo Soares.

 

Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: