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domingo, 15 de março de 2009
Hábitos de consumo estão a mudar. Em vez de restaurante vai um piquenique?
"Assinalou-se, 15-Mar-2009, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, em que foi lançada, em simultâneo, uma campanha de informação e sensibilização que decorrerá durante os próximos 15 dias, com acções um pouco por todo o país. Devido à crise, os hábitos de consumo estão a mudar. Os portugueses ficam mais em casa, compram o mais barato e o essencial, mas para compensar investem mais na alimentação e no bem-estar. E parecem estar a ganhar consciência ambiental. Estas são algumas das conclusões de um estudo sobre o consumo dos portugueses, realizado durante o ano passado pelo Instituto de Ciências Sociais. Segundo os responsáveis pela pesquisa, depois da crise nada será como antes, uma vez que o problema das energias fósseis (petróleo) vai persistir mesmo quando o país regressar à bonança, o que obriga a uma mudança radical nos hábitos dos portugueses, que têm uma vida dependente do carro e das importações.
A campanha de informação agora lançada pela Secretaria de Estado do Consumo, que terá como lema "Seja um Consumidor Informado", vai funcionar com um Gabinete Móvel de Informação ao Consumidor, de norte a sul do país. Trata-se de um camião, equipado com técnicos qualificados e com todos os meios necessários para informar os consumidores sobre os seus direitos, que percorrerá todas as capitais de distrito até ao dia 1 de Abril. O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor vai ser ainda assinalado com uma acção simultânea dos governadores civis, que vão contactar com as populações dos respectivos distritos e distribuir-lhes o Guia do Consumidor, que informa sobre os direitos de consumo e a forma de lidar com conflitos de consumo."
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