Visualizações

domingo, 10 de abril de 2011

DADOS BIOGRÁFICOS: Poeta, Joésio de Oliveira Menezes

DADOS BIOGRÁFICOS:
Joésio de Oliveira Menezes, filho de Raimundo Antônio de Menezes e de Maria Francisca de Oliveira Menezes, nasceu a 16 de maio de 1961, em Tobias Barreto - SE.
Pós-Graduado em Língua Portuguesa (Lato Senso) pela Universidade Salgado de Oliveira-UNIVERSO, Joésio é professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEE/DF e membro fundador da Academia Planaltinense de Letras – APL, na qual é titular da cadeira XXVII.
Em 2000, um descolamento de retina no olho direito levou-lhe à mesa de cirurgia por três vezes, porém sem êxito. Durante meses sofreu com a perda da visão, mas não se deixou levar pela depressão que começara a circundá-lo. Hoje, com visão monocular, Joésio se diz feliz, pois, além da visão do olho esquerdo, ele consegue melhor enxergar com a visão que lhe vem do coração.
Joésio Menezes é autor dos livros Nas Asas da Poesia (1998), Fragmentos de Mim (2002), Um Dedo de Prosa (2007) e Planaltina em 150 Versos (2009), além de trabalhos publicados nas antologias: Momento Literário de Planaltina (1999), Sonhos e Saudades na Abertura do III Milênio (2000), Palavras, Sentimento e Paz (2002) e 2º Momento Literário de Planaltina: Uma viagem Onírica (2009), obras publicadas e lançadas pela APL.
Joésio é, também, verbete no Dicionário de Escritores de Brasília, de Napoleão Valadares, e na 2ª edição da Enciclopédia de Literatura Brasileira, da Global Editora, em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional e a Academia Brasileira de Letras, cuja direção ficou a cargo de Afrânio Coutinho e .J. Galante.
Em 2009, Joésio ficou em primeiro lugar no “Concurso Literário 200 Anos de Louis Braille”, organizado pela Sociedade Bíblica do Brasil, e em terceiro no Concurso Literário Internacional “Prêmio Cidade de Conselheiro Lafaiete”, organizado pela Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete (ACLCL), em Minas Gerais.
Enviar um comentário

Aqui notícias relacionadas com os livros do autor Quelhas...

(Mensagens antigas)

POR FAVOR, PARA VER TODOS OS TEXTOS, CLIC NO FIM DE CADA PÁG. (Mensagens antigas)