Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

Pesquisar neste blogue

domingo, 24 de setembro de 2023

Temas: um retracto sobre; Escola. Ministros. Eça de Queiroz. Ucrânia. (por Ricardo Conceição; Subdiretor rádio)

Actualidade política e social nos média
Fotografia de Ricardo Conceição




















Ricardo Conceição
Subdiretor (Rádio)

Enquanto dormia…

… O telemóvel não entra. Ainda são uma minoria, mas está a aumentar o número de escolas que decidiram proibir os telefones nos recreios. O Ministério da Educação pediu um parecer para evitar uma decisão precipitada sobre a matéria. Pais e alunos acatam a decisão dos agrupamentos de forma pacífica e alguns até aplaudem a medida. Mas onde fica o equilíbrio? E estaremos a diabolizar uma ferramenta tão fundamental como o telemóvel?

“Ministros sem bom senso devem obviamente ser demitidos”. Uma semana depois do lançamento do livro “O Primeiro-Ministro e a arte de governar”, Cavaco Silva dá uma entrevista ao jornal Nascer do Sol. O ex-presidente da República traça linhas vermelhas que devem conduzir ao afastamento de membros do Governo: “falta de bom senso”; “atitudes mentirosas” e “linguagem que reflete falta de boa educação”. Ainda nesta entrevista, o antigo primeiro-ministro admite que cometeu “alguns erros” e não fez “tudo perfeito”.

Pode Eça de Queiroz descansar em paz? A transladação dos restos mortais do escritor para o Panteão Nacional está em tribunal. Entre os descendentes há quem defenda que o autor de “A Cidade e as Serras” deve ficar em Tormes, Santa Cruz do Douro, onde está sepultado. O tempo corre e a trasladação está prevista para dia 27 de setembro, quarta-feira. Eça de Queiroz morreu em 1900 em Paris e o corpo foi trasladado para Lisboa. Em 1989, os restos mortais do escritor foram levados para Tormes. Se os tribunais não travarem a iniciativa do Parlamento, o autor, que retratou os vícios e virtudes nacionais, será na próxima semana sepultado no Panteão Nacional, na Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa. A polémica está também em destaque no Pop Up, um podcast da Rádio Observador. Esta semana, Bruno Vieira Amaral, Pedro Boucherie Mendes, Tiago Pereira e a convidada especial, Susana Romana, trocam argumentos sobre a trasladação e lembram como foi lidar com “Os Maias” na escola. Que crónica escreveria Eça sobre esta polémica?

Zelensky sai de Washington sem tudo o que queria e já está no Canadá. O presidente ucraniano pediu mais armas, mas Biden não inclui mísseis de longo alcance ATACMS no novo pacote de ajuda. Entretanto, Zelensky viajou para norte e está já em solo canadiano. É apenas uma das notícias em destaque no nosso liveblog sobre a Guerra na Ucrânia. Aqui encontra a informação atualizada ao minuto.

A guerra da Ucrânia pode mesmo durar vários anos? A pergunta impõem-se e é ao mesmo tempo um desafio à reflexão dos ouvintes da Rádio Observador, que são convidados a partilhar opiniões em direto. José Manuel Fernandes e Helena Matos são os anfitriões da discussão no Contra-Corrente e contam com a ajuda de especialistas, como Isidro Morais Pereira, para fazer um ponto de situação da guerra e tentar antecipar o futuro do conflito. É muito simples participar no programa em direto na rádio, basta seguir estes passos.

Nesta newsletter encontra todas as notícias de que precisa para começar esta sexta-feira bem informado. E já sabe que, ao longo do dia, temos toda a informação sempre atualizada no site do Observador e na nossa rádio. Bom fim de semana.

























































































Sem comentários: