Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

terça-feira, 7 de novembro de 2023

A máquina de fazer dinheiro do "Encantador de Ricos" e um fármaco de milhões - O podcast “A História do Dia” responde à pergunta e retoma este alegado caso de favorecimento que envolve o Presidente da República

Fotografia de Maria Ramos Silva
Maria Ramos Silva

Enquanto dormia…

… estreava o novo podcast plus do Observador.“A Máquina de Fazer Dinheiro” é o primeiro episódio de “O Encantador de Ricos”, a série que começa por recuar ao dia em que o corretor mais poderoso da bolsa nos anos 80 é preso pelo FBI. Pedro Caldeira teve uma ascensão fulgurante, uma queda que ninguém imaginaria, e uma incrível história para seguir até ao fim, durante as próximas semanas. Com narração da atriz São José Correia e banda sonora de The Legendary Tigerman, a investigação e os guiões são de Edgar Caetano, a sonoplastia é de Artur Costa e a edição está a cargo de João Santos Duarte.

A propósito deste escândalo, um dos que marcou a vida portuguesa dos últimos anos, junte-se ao debate no Contra-Corrente de hoje. Ficar rico sem trabalhar é uma ilusão nacional? Para dar a sua opinião entre as 10h10 e as 12h00, basta ligar para o 910024185 e inscrever-se.

Chegou a ser considerado o fármaco mais caro do mundo, comercializado em Portugal por 1.9 milhões de euros, e entretanto o seu preço terá baixado “significativamente”. Falamos do medicamento Zolgensma, indicado para a atrofia Muscular Espinhal tipo 1, Segundo o Infarmed, já foi administrado a 33 crianças no SNS desde 2019 — 17 das quais antes de o financiamento público ser aprovado, em julho de 2021, como no polémico caso do  tratamento das gémeas de nacionalidade brasileira que chegaram a Portugal já com consulta marcada no Hospital de Santa Maria. Mas afinal, como se determina o preço de um medicamento? O podcast “A História do Dia” responde à pergunta e retoma este alegado caso de favorecimento que envolve o Presidente da República, e que já mereceu a abertura de inquérito pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde.

Aumento da imigração e custo de vida explicam o quadro em Lisboa: o número de pessoas em situação de sem abrigo está a “explodir” e a dois meses de terminar o Plano Municipal para a Pessoa em Situação de Sem Abrigo, uma herança de Fernando Medina, Carlos Moedas ainda não tem uma estratégia para os próximos quatro anos. A oposição acusa Moedas de “desresponsabilização”, por sua vez o presidente defende que a autarquia está a fazer o “maior investimento de sempre” e atira a pressão para o Governo, responsável pela Santa Casa da Misericórdia.

No Médio Oriente, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse que Israel deverá manter uma “responsabilidade de segurança geral” sobre a Faixa de Gaza durante um “período indeterminado” após o final da guerra contra o Hamas, onde esta madrugada terão morrido 20 pessoas durante um ataque israelita em Rafah. Pode seguir tudo ao minuto no nosso liveblogue sobre o conflito.

Antes de terminar, deixo-lhe duas sugestões. Uma passagem por Aveiro à boleia do mais recente episódio do podcast por Pratos Nunca Dantes Navegados e explorar a área de jogos do Observador. Com o AbraPalavra, tem seis tentativas para descobrir a palavra do dia de cinco letras. Se prefere Sudoku, só tem de arrumar os números de 1 a 9 sem repetições. Só falta escolher o nível: fácil, médio ou difícil.






















































































Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: