Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Eleições Conselheiro Comunidades Portuguesas na Suíça, Áustria e Itália - Na corrida à liderança do PS - Morre Sara Tavares

João Carlos "Quelhas"

Enquanto acordado…

Entrevista: 

Eleições para eleger o Conselheiro das Comunidades 
Portuguesas na Suíça, Áustria e Itália (CCP) – 26 Novembro 2023 Vota na Lista B: “Unidos na defesa dos direitos dos Emigrantes”


António Guerra e sua equipa, demonstraram na entrevista serem pessoas honestas, no qual um ou outro não sabiam muito bem algumas realidades dos portugueses na Suíça, nomeadamente o que os convidados da Revista Repórter X, Rui Fialho e Paula Cristina Leal trouxeram à conversa, caso dos Lesados na saúde; doença e acidentes e os pais que perdem os filhos para instituições entre mais assuntos que o Quelhas trouxe à ribalta; imigrantes que passam fome quado chegam à Suíça, muitos ao engano e outros já a trabalhar e também o despedimento súbito por discriminação social e laboral. Terminou-se o programa muito rico em diálogo, no qual todas as alertas se tornaram propostas para que a LISTA B, “Unidos na defesa dos direitos dos Emigrantes” para as Eleições para eleger o Conselheiro das Comunidades Portuguesas na Suíça, Áustria e Itália (CCP) – 26 Novembro 2023. António Guerra, homem de grande currículo e sua equipa, além das propostas, ao nível de apoio e serviço consular,  ao nível do ensino da língua portuguesa, ao nível do mercado de trabalho, ao nível do regresso ao país, especialmente o regresso dos reformados,  ao nível das dificuldades dos jovens e mulheres e claramente o problema do segundo imposto sobre a riqueza (dinheiro e bens) entre Suíça e Portugal, no qual matematicamente transforma num terceiro imposto ao pagarmos valores somados entre os impostos na Suíça, o IMI em Portugal, a taxa que a Lei suíça decretou, etc… então a Lista B, tomou outros conhecimentos de realidades na Suíça e ficaram a saber que na terra da Heidi, nem tudo que reluz é ouro e prometeram fazer a diferença se ganharem as eleições. 

"prometo ajudar tudo e todos os assuntos que me cheguem em mãos e que digam respeito aos portugueses desprotegidos" 

António Guerra.


Podem votar todos os cidadãos devidamente recenseados nos cadernos eleitorais dos postos consulares de Zurique, Berna, Genebra, Sion e Locarno.

Entrevista: https://fb.watch/or0NAdWj9V/

Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Fotografia de Carlos Diogo Santos
Carlos Diogo Santos

Enquanto dormia…

… o peronismo era derrotado na Argentina.Javier Milei, o economista excêntrico que age de forma impulsiva, usa palavrões e diz preferir a máfia ao Estado (muito crítico do Papa Francisco e de Lula),  vencia a segunda volta das eleições presidenciais, deixando para trás Sergio Massa. Este último, um político experiente, ministro da Economia desde o ano passado e que ganhou no primeiro turno. Aqui ficam as mais diversas reações internacionais à vitória de Milei — com 56% dos votos –, que inicia funções a 10 de dezembro.

Na corrida à liderança do PS, o ambiente aquecia. Primeiro com Pedro Nuno Santos a criticar duramente José Luís Carneiro: “O meu adversário interno tem preferido dirigir-me mais ataques a mim do que à direita”. E, de seguida, com a resposta: Carneiro disse não aceitar lições de como combater a direita. Luís Marques Mendes, no seu comentário semanal na SIC, defendeu que, apesar do favoritismo, as eleições no PS não serão um passeio no parque para Pedro Nuno Santos. No Contra Corrente de hoje vai debater-se o futuro político do país, tentando responder a uma pergunta: será que a direita é capaz de ganhar as eleições?

Morreu Sara Tavares, a cantora e compositora que cedo mostrou que não seria apenas a “menina do Chuva”. Cabo-verdiana de segunda geração, sonhou desde criança com a música e o futebol, mas nunca se sentiu “representante da música” do país africano, antes “parte de uma geração de jovens da diáspora de Cabo-Verde”. “Sou cabo-verdiana pela cor de pele, pela língua e pela história, mas também sou portuguesa. Nasci cá.” E foi cá que morreu, em Lisboa. Tinha 45 anos.

A seleção nacional venceu a Islândia (2-0) em Alvalade e encerrou a qualificaçãopara o Europeu com pleno de vitórias e apenas dois golos sofridos. E, mesmo que se queira usar a expressão “ao desporto o que é do desporto e à política o que é da política”, um momento acabou por ganhar destaque pelo simbolismo que tem em plena crise política e com o ambiente tenso entre Belém e São Bento. No final do jogo, António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa reencontraram-se pela primeira vez desde as duras críticas deixadas este sábado pelo primeiro-ministro ao Presidente da República.

Na Ucrânia, Kiev foi este domingo, pelo segundo dia consecutivo, alvo de ataques aéreos russos. Horas depois, o Presidente Zelensky assumia que a “principal tarefa” agora “é garantir que a Ucrânia mantém apoio internacional suficiente” (acompanhe ao minuto o nosso liveblog). Há, no entanto, mais desafios. O episódio de hoje do podcast A História do Dia é precisamente sobre isso. Com a guerra num impasse, há notícias de algum desconforto entre as chefias militares. Mas será mesmo assim?

Na outra guerra que marca a atualidade, as Forças de Defesa de Israel anunciaram nas últimas horas ter descoberto um túnel do Hamas debaixo do hospital de Al Shifa. Além de poder acompanhar ao minuto o que se está a passar, através do nosso liveblog, deixo em baixo algumas das principais notícias deste domingo:

Aproveito para fazer duas sugestões.O Observador preparou o jogo do Orçamento, onde pode escolher as medidas que tomaria e perceber o que faria diferente do Governo — vale a pena experimentar. Depois, caso não tenha ouvido o episódio desta semana do podcast Fora do Baralho ainda vai a tempo — sobre a ingerência na Justiça, os estudantes detidos e uma polémica assembleia geral do FCP, mas também sobre a candidatura de Pedro Nuno Santos.

Sem comentários: