Fórum “Eu Sou Feliz numa Cidade Amiga das Crianças” aprofunda participação de crianças e jovens
“Eu Sou Feliz numa Cidade Amiga das Crianças” foi o tema do Fórum, que decorreu nos Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso, no âmbito da candidatura do Município ao Programa Cidades Amigas das Crianças da UNICEF. Esta foi uma oportunidade para aprofundar a participação de crianças e jovens.
“O galardão de Cidade Amiga das Crianças comporta uma série de medidas, mas, provavelmente, a mais importante de todas e a que reforça todo o trabalho que fazemos em conjunto, tem a ver com a integração de todos/as, onde todos/as têm um papel importante”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, na abertura da sessão, que decorreu no dia 17 de novembro. “A sociedade, neste caso, o nosso concelho, que nós construímos, precisa do contributo e da colaboração de todos/as e desta lógica de integração e de participação, de sinalizarmos aquilo que possa ser melhorado, mas também de identificar aquilo que são os novos desafios e as metas que queremos alcançar em conjunto”, referiu ainda o autarca da Póvoa de Lanhoso, agradecendo a presença de alunos/as, professores/as e representantes de entidades parceiras, que têm colaborado com o Município no Programa Cidades Amigas das Crianças.
Neste momento, a Autarquia encontra-se a preparar a candidatura para renovação do selo de Cidade Amiga das Crianças, atribuído pela UNICEF, em 2017. Nesse processo, através do Fórum “Eu Sou Feliz numa Cidade Amiga das Crianças”, crianças e jovens de diferentes faixas etárias apresentaram e devolveram à comunidade os resultados das várias iniciativas de auscultação, nas quais tiveram a oportunidade de expressar o que pensam sobre o seu concelho, o que as preocupa e as medidas e ações que propõem para a melhoria da sua comunidade.
Este Fórum configurou-se como mais um momento de aprofundamento da cultura de participação das crianças e jovens da Póvoa de Lanhoso, permitindo que assumam um relevante papel na co-construção de um território mais justo, equitativo e que integra os seus pontos de vista nos processos de tomada de decisão.
A participação da Póvoa de Lanhoso na Cidade Amiga das Crianças visa promover a aplicação dos direitos das crianças e jovens nas decisões, medidas e programas do Município, através da implementação de políticas coordenadas para a infância e juventude, potenciando a articulação e a implementação de parcerias com instituições da comunidade com vista à promoção do bem-estar das crianças e jovens. Muito recentemente, tal como lembrou, na oportunidade a Vereadora da Educação, Fátima Moreira, foi constituído o Núcleo de Garantia para a Infância no seio do Conselho Local de Ação Social.
Em destaque esteve também a apresentação das dinâmicas levadas a cabo em cada Escola Básica no âmbito do projeto municipal “Tu Decides”, que tem como objetivo delegar nos/as alunos/as do 1º ciclo a gestão de uma parte do orçamento municipal, promovendo assim a educação para a cidadania, a participação ativa e o envolvimento de crianças e jovens em processos de codecisão.
Com os melhores cumprimentos
Berta Carvalho Zehrfuss
|
|
| |
|
Sem comentários:
Enviar um comentário