Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

O património de Luís Montenegro. O inquérito ao caso das gémeas. E o cessar-fogo em Gaza para a troca de reféns

Fotografia de Pedro Jorge Castro
Pedro Jorge Castro

Enquanto dormia…

… às cinco da manhã teve início a trégua de quatro dias acordada entre Israel e o Hamas, com mediação do Qatar. Os camiões de ajuda humanitária já começaram a chegar à Faixa de Gaza. E aguarda-se a libertação de 13 reféns, raptados pelo Hamas em outubro, prevista para as 14 horas (em Lisboa). O porta-voz das Forças de Defesa de Israel avisou numa mensagem no X, antigo Twitter, que “a guerra ainda não acabou” e “a pausa humanitária é temporária”. Continue a acompanhar tudo sobre o conflito no nosso liveblog.

O Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Lisboa terá aberto um inquérito contra desconhecidos para investigar o caso das gémeas luso-brasileiras que receberam o medicamento de 2 milhões de euros no Hospital de Santa Maria, segundo o jornal Público. Se a investigação conduzir a indícios que envolvam o Presidente da República, o caso terá de passar pelo Parlamento, como explicou o advogado Pedro Marinho Falcão no noticiário das 8h da Rádio Observador, e só mediante a aprovação de 152 deputados poderá seguir para o Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça. Ontem a CNN avançou que o Infarmed autorizou em apenas dois dias úteis o acesso das gémeas ao medicamento.

A compra de um Jaguar dos anos 70, o encerramento de uma conta a prazo de 54 mil euros e a formalização de escrituras de imóveis oriundos de heranças são as principais alterações de património realizadas por Luís Montenegro desde que é presidente do PSD. O Rui Pedro Antunes escrutina as declarações de rendimentos do candidato a primeiro-ministro. Amanhã, o principal partido da oposição reúne-se em congresso em Almada e contará com a participação de antigos governantes como Morais Sarmento, José Luís Arnaut, Maria Luís Albuquerque e Aguiar Branco, como convidados de honra do líder. Vamos acompanhar tudo sobre o congresso no site do Observador e também com uma emissão especial da Rádio Observador.

Na luta pela liderança do PS, José Luís Carneiro pediu a Pedro Nuno Santos para reavaliar a decisão de não participar em debates, argumentando que “os monólogos não são próprios das democracias”. Continuamos a seguir tudo sobre a crise política e também sobre a discussão do Orçamento no nosso liveblog.

Carlos Moedas referiu-se ontem ao 25 de Novembro como a “passagem para um Portugal livre” e disse que “não gostaria de estar num país em que algumas datas são esquecidas”. Na véspera de mais um 25 de Novembro, este será o tema do Contra-Corrente de hoje. O José Manuel Fernandes e a Helena Matos vão falar de “um PS cada vez mais entrincheirado do lado dos que se opõem à celebração do dia que marcou a vitória da liberdade sobre o ‘poder popular’”. Basta ligar 910024185 para se inscrever e dar a sua opinião.

Foi há 160 anos que Lincoln proferiu o seu famoso e marcante “discurso de Gettysburg”. Será que os discursos que nos ficaram na memória mudaram a História? E de que grandes discursos nos recordamos? Perguntas que encontram resposta no episódio mais recente do Conversas à Quinta, com Jaime Gama, Jaime Nogueira Pinto e José Manuel Fernandes. Já no E o Resto é História desta semana, Rui Ramos recorda em conversa com João Miguel Tavares a vida incrível de John F. Kennedy,  morto há 60 anos, e o dia em que Salazar disse a Marcelo Caetano que um político não pode ter amigos, (tal como referiu recentemente António Costa).

Com tanta coisa a acontecer, não precisa de sair do site do Observador se quiser fazer uma pausa para descontrair.No jogo do Orçamento, pode fazer de ministro das Finanças e decidir o que fica e o que sai das contas para o próximo ano. Pode ainda jogar o AbraPalavra, e o Sudoku.

Nós vamos continuar a atualizar em permanência toda a informação no site do Observador e na nossa rádio. Boa sexta-feira, bom fim de semana e até já.


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: