Póvoa de Lanhoso promove XIII Semana Municipal para a Igualdade e Não Discriminação
“Na diferença, seja feliz” é o tema da XIII Semana Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (SMIND), que a Autarquia da Póvoa de Lanhoso promove entre 25 de novembro e 6 de dezembro.
O VIII Café Concerto Inclusivo, a apresentação pública da “Rota dos Monumentos Inclusivos”, a iniciativa de dança coletiva “Dança e Pinta Sorrisos” e o desporto inclusivo são algumas das iniciativas que integram o programa.
Informar e sensibilizar os diferentes públicos para a Igualdade e a Inclusão; promover a partilha de experiências; e incentivar o desenvolvimento de empatia são alguns dos objetivos da SMIND.
O programa começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. “SIGO: Uma porta para a esperança” é o mote para os testemunhos que serão partilhados, ao longo de sábado, nas redes sociais do Município.
“Empatia com alegria” é a inspiração para as sessões de Desporto Inclusivo, marcadas para os dias 27 e 28 de novembro, entre as 10h00 e as 17h00, no Pavilhão da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Boccia é uma das propostas.
Já no dia 29 de novembro, pelas 10h00, realiza-se, nos Paços do Concelho, a reunião anual de entidades parceiras do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades do Município. Depois, pelas 14h30, acontece, já no Pavilhão 25 de Abril, a apresentação da proposta “Dança e Pinta Sorrisos”, estando prevista uma sessão de dança coletiva. Esta iniciativa inscreve-se no âmbito do projeto Póvoa Dança.
No dia 30 de novembro, a partir das 11h30, realiza-se a apresentação pública da “Rota dos Monumentos Inclusivos”. Este momento realiza-se no Centro Interpretativo Maria da Fonte e nos locais dos monumentos abrangidos. No mesmo dia, pelas 15h00, começa um Roteiro pelos Monumentos. De lembrar que, este ano, o Dia Internacional da Cidade Educadora (30 de novembro) tem como tema “Cultura: fonte de criação e aprendizagem na Cidade Educadora”.
No dia 1 de dezembro, são divulgados os resultados do concurso de fotografia “Para lá do que os olhos veem”, nas redes sociais do Município. A 2 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, os Paços do Concelho acolhem, a partir das 15h00, a iniciativa “Mais do que falar é sentir”, numa parceria com a ASSIS.
No dia 4 de dezembro, “Os livros da felicidade” têm apresentação às 10h00 e às 14h30, na Casa do Livro.
No dia 5 de dezembro, pelas 14h00, realiza-se mais uma edição do Café Concerto Inclusivo, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Na mesma oportunidade, decorre a entrega dos prémios do concurso de fotografia “Para lá do que os olhos veem”, lançado no Dia Municipal para a Igualdade (24 de outubro). Estes momentos estão marcados para o Narcisu’s Eventos.
No dia 6 de dezembro, “Os livros da felicidade”, são apresentados às 10h00 e às 14h30, na Casa do Livro, encerrando assim a XIII Semana Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, com o lema “Na diferença, seja feliz”.
De lembrar que é reconhecido o trabalho que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem realizado no campo da Igualdade, sobretudo através do SIGO - Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades, quer ao nível da prevenção, quer ao nível da intervenção.
Com os melhores cumprimentos
Berta Carvalho Zehrfuss
|
|
| |
|
Sem comentários:
Enviar um comentário