Sessões informam os/as mais idosos/as acerca de mecanismos de proteção
O Provedor do Idoso para a Póvoa de Lanhoso e a Câmara Municipal, em colaboração com a Comissão de Proteção ao Idoso – CPI e o Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades – SIGO, levaram a efeito, nos dias 10 e 17 de novembro, duas sessões de esclarecimento dirigidas às pessoas que participam nos Centros de Convívio concelhios.
O Theatro Club foi o local escolhido para a realização destas sessões, tendo a Vice-Presidente e Vereadora do Pelouro Sénior da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, e o Provedor do Idoso para a Póvoa de Lanhoso, Álvaro Oliveira, marcado a abertura dos trabalhos.
Da agenda destas sessões constavam a abordagem de mecanismos de proteção dirigidas especificamente a seniores, como é o caso de Respostas sociais, Teleassistência, Programas do Município, Atestado de Incapacidade Multiusos, Proteção Jurídica da Segurança Social, Litígios de Consumo, Estatutos do Maior Acompanhado e do Cuidador Informal, e Prestações da Segurança Social. Para falar acerca destes temas esteve presente Diana Pinto, da Comissão de Proteção ao Idoso (CPI).
Quanto aos temas da violência doméstica e da proteção jurídica, os mesmos foram abordados pela Técnica do Serviço Para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades (SIGO), Carla Melo. Na segunda sessão esteve também presente, em representação da CPI, Armandina Conde.
Com a realização destes encontros, que registaram grande afluência, espera-se dotar os/as mais idosos/as com conhecimentos que lhes permitam compreender os mecanismos de apoio existentes e saber onde procurar apoio nas situações que se lhes apliquem.
Com os melhores cumprimentos
|
|
| |
|
Sem comentários:
Enviar um comentário