Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

O homem que quis ser astronauta e cortou as asas de um unicórnio. E os passos do Chega parca chegar a Passos


Fotografia de Ana Sanlez
Ana Sanlez
Editora adjunta Economia

Enquanto dormia…

… Respondíamos à pergunta que muitos leitores terão feito nas últimas semanas: quem é José Neves? A queda aparatosa da Farfetch, conhecida como o primeiro unicórnio português, colocou o CEO do gigante da moda de luxo nas bocas do mundo. A Cátia Rocha e a Inês Capucho traçam o perfil do homem que queria ser astronauta e nem sequer gostava de moda, mas acabou a construir um império digital que chegou ao topo de Wall Street e terminou resgatado pela “Amazon da Coreia”. A ascensão e queda de José Neves é também o tema da História do Dia.

Para o Chega, quem não passa de moda é Pedro Passos Coelho. O partido vai alinhando a estratégia para as legislativas de 10 de março e para o resultado que delas sairá. A aparição de Passos e a interpretação dada às palavras recentes do ex-primeiro-ministro, que nunca esticou o cordão sanitário diante do partido de André Ventura, estão a ser aproveitadas ao máximo pelo líder do Chega. Mas não há favas contadas. A Inês André Figueiredo explica aqui a difícil missão que Ventura vai ter durante a campanha eleitoral.

Quem não conta com o Chega é Luís Montenegro.Em entrevista à SIC, o líder do PSD afastou Ventura, com quem até tem uma “boa relação”, mas deixou a porta aberta à IL. Montenegro não poupou ainda nas críticas ao principal adversário, apontando a Pedro Nuno Santos os pecados da “impulsividade, imaturidade e precipitação”. Mas também deixou elogios.

Na guerra da Ucrânia, Kiev surpreendeu o Kremlinao afundar no leste da Crimeia o navio russo Novocherkassk, um portento que podia transportar 500 toneladas de carga. E em Kherson, um ataque russo à estação de comboios fez pelo menos um morto e quatro feridos. No nosso liveblog pode seguir todos os desenvolvimentos do conflito.

Na Arábia Saudita, Cristiano Ronaldo escreveu mais uma página na História. No dia em que cumpriu o jogo 1.000 por clubes, fez o gosto ao pé duas vezes na goleada do Al Nassr ao Al Ittihad (2-5), chegou aos 53 golos em 2023, superando Kane e Mbappé.

No Contra-Corrente desta quarta-feirafalamos de Camões. Foi designada uma estrutura para as celebrações dos 500 anos do poeta, em 2024, mas ainda não há programa oficial das comemorações. Ainda vamos a tempo? Para participar e falar com a Helena Matos ligue o 910024185 a partir das 10h00.

É, talvez, mais comum do que se possa pensar.E pode manifestar-se em qualquer situação: no trânsito, em casa, no trabalho. O que é, afinal, a Perturbação Explosiva Intermitente? Neste Explicador, tentamos descodificar uma das emoções humanas mais básicas: a raiva. E perceber que há comportamentos que, se frequentes, devem ser avaliados, porque poderá tratar-se de uma doença mental.

Para terminar, deixo-lhe uma sugestão, que ainda pode contar como presente de Natal. No episódio mais recente do podcast Encontro com a Beleza, o maestro Martim Sousa Tavares traz-nos um conto de Natal (e uma história de amor) passado nos Alpes suíços em 1870, e que tem como protagonistas Richard Wagner e a sua mulher, Cosima Wagner. O Idílio de Siegfried foi um presente para Cosima que ficou para todo o mundo.

Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: