Póvoa de Lanhoso acolheu reunião da Rede de Monumentos e Museus do Ave
Com os olhos postos na valorização conjunta do território, a Póvoa de Lanhoso recebeu, esta segunda-feira, 19 de fevereiro, uma reunião da REMMO – Rede de Monumentos e Museus do Ave.
No arranque dos trabalhos, o grupo foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, pela Vereadora da Cultura, Fátima Moreira, e pelo representante da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, Paulo Costa Pinto.
“O trabalho em rede é muito importante. Esta conexão aumenta a promoção dos territórios”, começou por destacar o autarca Povoense, adiantando que “esta promoção valoriza todos e também é um dos elementos que aumenta os fatores de competitividade das regiões”. Frederico Castro desejou ainda uma reunião “frutífera”, referindo: “Precisamos desses frutos para valorizar o nosso território”.
Para além de pessoal técnico da Autarquia, o grupo de trabalho englobou ainda representantes da CIM do Ave, das Autarquias de Fafe, Vizela e Vieira do Minho, assim como do Paço dos Duques de Bragança, do Museu Alberto Sampaio, da Sociedade Martins Sarmento e da Fundação Cupertino de Miranda. Estes elementos tiveram oportunidade de visitar diversos locais de interesse do concelho, como o Castelo e o Castro de Lanhoso, o Museu do Ouro, a Igreja Românica de Fontarcada, Museu de Arte Sacra e a igreja do Santuário de Porto de Ave, assim como o Centro Interpretativo Maria da Fonte, onde encerraram os trabalhos.
A Vereadora da Cultura, Fátima Moreira, destacou a premência de tornar estes espaços acessíveis a todas as pessoas, referindo a Rota dos Monumentos Inclusivos, que se encontra em fase inicial e revelando que o projeto “Castelo Inclusivo” foi selecionado como boa prática a apresentar no XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que acontecerá de 21 a 24 de maio, no Brasil.
Esta foi a primeira vez que a reunião da REMMO decorreu nestes moldes, ou seja, contemplando uma visita alargada ao terreno e um conhecimento aprofundado do território. De acordo com o representante da CIM do Ave (entidade enquadradora da rede), Paulo Costa Pinto, o objetivo foi partilhar experiências e criar condições para projetos comuns.
Com os melhores cumprimentos
Berta Carvalho Zehrfuss
|
|
| |
|
Sem comentários:
Enviar um comentário