Número total de visualizações de páginas

Traductor

sexta-feira, 29 de março de 2024

Episódios dignos de crime contra a vida e xenofobia

Episódios dignos de crime contra a vida e xenofobia

 


Caros senhores e senhora Regina Pfeiffer,

Bom Dia a todos.

Após orientação de formadores de opinião e de diversos profissionais que, felizmente, fazem e/ou fizeram parte da minha vida acadêmica e profissional, a resposta unânime foi “Processo trabalhista”.

Nesse meio tempo fui convidado por canais, revistas e Podcaster para expor os episódios dignos de crime contra a vida e xenofobia.

Senhores, venho de um país cheio de criminalidade em todas as instâncias, o Brasil. Sim, somos palco de várias lutas sociais. Mas mesmo assim garanto que a Lei Trabalhista funciona. E não toleramos que informações pessoais sejam repassadas a terceiros na empresa. Mas tive que ouvir, entre piadas de mau gosto e comentários vulgares, informações sobre minha vida sem ao menos divulgar meu nome. E zombar de uma profissão, seja ela qual for, é assédio moral. Eu não tinha sossego nem no vestiário nem no horário de trabalho.

No meu país do 3º mundo NÃO é permitido que um subordinado desafie as ordens de seus chefes diretos e a pessoa que cometeu mais bullying contra mim desafiou a restrição dada a ele por 2 líderes diretos (um da minha equipe e outro da equipe dela) de sua entrada em meu ambiente de trabalho. Ela, além de não se respeitar, mostrava e demonstrava que não devia obediência e respeito ao ambiente de trabalho, e me confrontava e ria de mim sempre que queria.

No meu país, mesmo em desenvolvimento, tem uma das mais belas constituições do mundo! Acredite ou não, fiz MBA em Segurança Pública e garanto que o Brasil tem leis. E mesmo aí a omissão de socorro e a negligência são consideradas crimes. Sim, senhores, quando desmaiei e fiquei inconsciente, o chefe da equipe me deixou em um banco de metal e disse ao nosso outro colega que tinha muito trabalho a fazer e me deu as costas. Ok, entendo que ninguém é pago para ser cozinheiro e atuar como socorrista. Mas essa pessoa não estava no Brasil nem no país dele, que, talvez, não tenha recursos para acionar uma equipe preparada para isso. Estávamos em um dos aeroportos mais seguros do mundo, equipados com pessoal bem treinado, principalmente em termos de segurança. O que significa que bastava apertar um botão, dar um telefonema ou, talvez, espiar no corredor e um policial estaria andando pelas proximidades. Mas nada disso era uma opção para ele. Ele me deixou lá condenado ao meu próprio destino. Porém, o único da equipe que não sabia se comunicar em alemão ou inglês (universal), não esqueceu a linguagem da Vida e não desistiu da minha vida. A este senhor toda honra e toda glória, pois a ele devo meu eterno respeito. E a este cito o nome: Pande!

Continuando a saga, gostava de ir trabalhar para a SSP, gostava da minha rotina, era assídua, impecável e, dentro do possível, sociável. Por decisão conjunta com meu cirurgião, Dr. Ivo Fischer, solicitei a troca de plantão e como a empresa informava que não havia vagas, solicitei a rescisão do contrato.

Pouco tempo depois, deparei-me com alguém que acreditou em mim mais do que eu próprio, e a quem também menciono o nome, D. Ana Rita Azevedo, a quem serei eternamente grato. Fui trabalhar no SportsBar e, francamente, pude entender o tamanho da inveja das pessoas por lá. Apesar de ter passado por um período desagradável e desafiador que me fez questionar erroneamente se minha vida tinha valor, já recebia apoio psicológico por causa da maldade humana nesse período, sou humano e tive que sair por uma emergência e justifiquei com um laudo médico. Porém, acho que estava na equipe errada, pois eles se estimavam tanto que diziam que “ela passou uma semana doente” e eu só faltei o período indicado no laudo médico. Mas quem organizou o Plano de Trabalho deliberadamente me retirou. Acabei de aceitar a decisão, mas ouvi “o dirigente não gostou da ausência dele e pede que você seja afastado da equipe porque precisamos de pessoas saudáveis”. Uau! Eu me questionava o que era ser saudável ali naquela equipe:

1. Chegar atrasado todos os dias e ainda ser bajulado pelo chefe?

2. Ser arrogante com os colegas porque se acha melhor ou tem a preferência de um superior direto?

3. Sempre trabalha de mau humor e trata os outros com grosseria?

4. Sair para fumar a cada 30 minutos?

5. Inventam situações para denegrir a imagem de quem acham melhor/concorrentes?

Sinceramente, eu tinha ataques de ansiedade porque tinha um contrato caro e longo para morar perto do trabalho e não me atrasar. Eu era, de longe, o mais comprometido com o trabalho, mas agradeço por ter ouvido o que ouvi porque, mesmo da pior forma, me ajudou a entender que o ser humano é desprezível. Ele pode destruir a vida de uma pessoa sem remorso e, pior, sem bônus por isso. Pura maldade! E percebi que baixa auto-estima e autoconfiança não eram meus problemas, eram. Eu estava cercado por pessoas mesquinhas e vazias.

Mas, mesmo assim, vale ressaltar que tudo isso representaria um problema para a empresa e para os funcionários envolvidos no meu país de terceiro mundo.

Então, lá estava eu tendo que “pisar em ovos” com todo mundo, e como se não bastasse quando a pessoa que me odiava na cozinha do Pret-a-manger me viu “de volta” nas dependências do aeroporto, o inferno virou físico . Quando ela, mesmo depois dos comentários diários como “acha que é cozinheira mas não passa de faxineira”, “coitada, ela é pele e osso”, “por que vocês homens olham para ela, eu tenho azul olhos” o espaço começou a ficar pequeno demais para ela e ela começou a bater ombro a ombro pelos corredores que levavam ao vestiário.

No meu país de terceiro mundo, qualquer policial me diria para fazer o mesmo. No dela, bem, eu não sei, nem quero saber, mas ouvi dizer que resolvem matando o inimigo. Mas isso não importa porque não fui a nenhum dos nossos países pedir ajuda. Estamos na Suíça e devemos agir como nativos em respeito à nação que nos acolheu. E é isso que eu fiz. Pedi conselho a um policial que entendia português.

Honestamente, não sei o que aconteceu depois disso porque tudo aconteceu muito rápido. Ele até me aconselhou a denunciar ao Departamento Pessoal e não falar mais com chefes diretos, pois eles tratam tudo como fofoca e esquecem que muitos estrangeiros saem de seus países de origem alegando que a violência e a criminalidade os obrigaram a sair de lá. Mas a violência e a criminalidade não saíram deles e acabaram caindo sobre outros que consideram uma ameaça para eles. E acabei com a autoridade e fiz o que foi sugerido.

Para minha decepção e surpresa, recebi da minha chefe direta, dona Ana, a notícia de que eu estava de sobreaviso. Nossa, nem eu sabia que era minha última semana lá porque a carta de demissão involuntária só chegou no 3º dia (total 7 dias). Naquele momento me deparei com uma situação: eu vinha do 3º Mundo, mas a atitude do Departamento Pessoal era de quinta categoria.

Decepcionado, mas consciente do meu papel cumprido, encerrei a decisão.

Houve alguns contratempos depois, que só aumentaram minhas frustrações com o pessoal do SSP, como a troca desnecessária de e-mails que não estavam de acordo com o padrão suíço de qualidade (exemplo: e-mail por causa deste artigo - anexo) . Mas deixo isso para o departamento de TI da empresa. Porque a veracidade do IP e outros dados não podem ser alterados e/ou inventados.

Diante de todos os transtornos que o mau caráter de alguns seres que se denominam humanos, busquei a experiência, vivência e sabedoria de grandes líderes que passaram pela minha vida profissional e intelectual, e unanimemente me orientaram a abrir um inquérito.

Embora fosse a coisa certa e justa a fazer, ainda precisava consultar a pessoa mais sábia e justa com quem já tive a honra de conviver, minha mãe (adotiva), Leopoldina Vieira. E, conforme a sabedoria que lhe incutiu, concordou com todos os outros profissionais de diversas áreas, mas deixou que eu pensasse em valores e honra, o que implica analisar se o meu direito repercutiria negativamente na vida de terceiros, maneira que soaria como vingança e despeito. E não há justiça quando o todo está quebrado. Sim, minha vida em diversos ambientes estava no nível zero, só eu sei das batalhas diárias que travo com minha saúde física, emocional e mental.

E, por respeito às vidas que dependem da vida desses seres desprezíveis que tive o desprazer de conviver e sofrer em suas mãos, não quero mais ir para o SSP. Todas as vezes que pensei em agendar tal carícia me senti mal, tive um problema de saúde e cheguei à conclusão de que reviver isso só piora meu processo de cura interna.

Desejo-lhe uma vida longa e todos os envolvidos também. Sem desrespeito, mas uma coisa da qual NENHUM ser humano está livre é a Lei Divina. Eu acredito nisso sem dúvida.

Não mais,

 

Cléa Maria Vieira See More

Elgg, 21.06.2023

 

Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: