Deputado José Dias Fernandes aborda problemas sociais e fiscais dos emigrantes na Suíça
Como é sabido, a Revista Repórter X tem realizado entrevistas pessoais e lives, além de publicar artigos sobre assuntos de relevo na Suíça. Entre estes temas, destacam-se os pais e mães que ficaram sem os seus filhos retirados pela KESB e os lesados da SUVA por doença ou acidente. O deputado José Dias Fernandes já tinha anteriormente levado estes assuntos ao discurso na Assembleia da República Portuguesa.
Hoje, numa reunião com André Ventura e o Secretário de Estado, manifestou-se o empenho em dinamizar estes casos, assim como a questão do RNH (Regime de Residentes Não Habituais), que prevê o pagamento de uma taxa até 40% para quem regressar a Portugal com a sua reforma, e ainda a questão do duplo imposto. Estes quatro temas têm afligido muitos portugueses envolvidos, sendo que grande parte da sociedade, ou faixas etárias específicas, desconhece os transtornos que estas situações provocam.
Quelhas, fundador da revista, tem debatido estes problemas e conta com a colaboração do Conselho das Comunidades, do deputado José Dias Fernandes e do Governo. Este encontro surge na sequência de uma reunião anterior, onde estiveram presentes o deputado José Dias Fernandes, dois representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Embaixada de Portugal em Berna, o Consulado Geral de Portugal em Zurique, pais e lesados, num discurso organizado pela Revista Repórter X.
Sobre a reunião de hoje, o deputado José Dias Fernandes referiu: “Hoje, com o nosso Secretário de Estado, José Cesário, abordei todos os assuntos relacionados com as comunidades, sobretudo os da Suíça, incluindo o problema da KESB, SUVA e RNH, sem esquecer os restantes problemas que afectam todas as comunidades, nomeadamente a descentralização dos consulados. Se o Secretário de Estado cumprir com o que pensa e diz, teremos um homem à altura para resolver 20% dos nossos problemas num espaço de tempo adequado. Nesse sentido, pode contar com o meu apoio e disponibilidade para trabalharmos em conjunto.”
Para já, o diálogo permanece enquanto decorrem as negociações. No entanto, apelamos a que nos ouçam num plenário específico na Assembleia da República Portuguesa, com a cobertura televisiva necessária para dar visibilidade à causa. Sabemos que esta semana a Presidente da Suíça, Viola Amherd, esteve em Portugal com Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, e Luís Montenegro, Primeiro-Ministro, sendo possível que este encontro possa ter influências positivas para ajustar o que está mal em ambos os países, em prol dos emigrantes.
Atenciosamente,
Quelhas
Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial
Sem comentários:
Enviar um comentário