Pesquisar neste blogue

Übersetzung in Ihre Sprache

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Renovar um compromisso com as palavras e a opinião

Renovar um compromisso com as palavras e a opinião:

Liberdade de opinião e expressão, uma das conquistas de Abril.
Ao longo dos anos, fui escrevendo artigos de opinião, movido pelo simples prazer de partilhar ideias, reportagens de actividades de escuteiros, inquietações e reflexões com os leitores do jornal da minha terra, Fafe e Felgueiras.
Sempre acreditei no poder da palavra escrita, foi a mais importante conquista da revolução de Abril 1974, como meio de criar pontes, despertar consciências e preservar memórias.
Com o tempo, surgiu a oportunidade e o desafio de escrever para um público mais vasto, através de outros jornais na Diáspora, nomeadamente Gazeta Lusófona e Revista Repórter X, e mais tarde Jornal Audiência do Grande Porto, onde escrevo assiduamente.
Nem sempre foi um caminho fácil, ainda há jornais, em especial na região da Madeira onde vivo, que escolhem não dar espaço a certos textos ou temas, talvez por serem demasiado objectivos e até incomodativos. Mas isso nunca me demoveu nem demoverá de fazer o que gosto, escrever.

Recentemente, tive a honra de ver renovada a minha carteira de colaborador jornalístico até 2027. 

Mais do que um reconhecimento formal, este gesto representa para mim um reforço do compromisso com a escrita e com todos aqueles que me lêem, seja nas páginas impressas, seja nas redes sociais, onde as palavras ganham vida de outras formas. 


Continuarei a escrever com o mesmo entusiasmo e sentido de responsabilidade, grato aos jornais Gazeta Lusófona, na pessoa do seu director Adélio Amaro, Jornal Audiência do Grande Porto, na pessoa do seu director Joaquim Ferreira Leite, e da Revista Repórter X, na pessoa do seu director João Carlos Quelhas, que me acolheram ao longo do tempo, e a todos os leitores que, com atenção e generosidade, me acompanham nesta viagem feita de ideias, histórias e opiniões.


Escrever continua a ser, para mim, um acto de liberdade e de pertença. E, enquanto houver leitores dispostos a escutar, haverá sempre palavras para partilhar.

Chefe, José Maria Ramada
jmramadaescritor@gmail.com

Carteira de Colaborador jornalista Nº CO - 1297



Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: