sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Jornais Povoenses

Qual a eficácia dos Blogues em relação aos Jornais? Os jornais são do dono deles, eles é que os gerem, eles é que metem o que bem entender, eles é que mandam! Só dão voz a quem querem dar e por interesses... Depois existe o ciúme entre jornais, um não quer publicar o que outro publica. Contudo isto, existe ainda as simpatias e as inimizades sem razão de o ser. Manda-se para lá e-mail e não o lêem ou então lêem e ignoram. Porquê Lurdes Marques? Porquê Armindo Veloso? Porquê Costa Guimarães? Porquê José Abílio? Digo isto porque se passou comigo durante o ano 2006/7, quando tinha voz activa no jornal Terras de Lanhoso e o jornal Maria da Fonte dizia que não publicava, porque eu publicava noutro espaço. Interesses porque arranjava assinaturas no TL, até tinha enes de publicidade de borla. Um certo dia chateei-me com uma situação e mandei um e-mail aos responsáveis máximos do jornal MF, desde então a Lurdes nunca mais me viu com bons olhos, e penso que por ela não publicarei nada, porque ela é egoísta! Quanto ao amigo Zé não sei o que se passa, desde a última publicação sobre o lançamento de livro na Suíça, nunca mais saiu nada, nem meus escritos que durante tanto tempo estiveram presentes no TL. Julgo que também foi por eu ter reclamado sobre um assunto com ele, não gostando e vingou-se. Tenho tentado mandar notícias sobre e relacionadas com emigrantes na Suíça e de nada resulta, exemplo da vinda da Associação de invisuais a Zürich. Porque? Como digo existe jogo de interesses! Pois era de mais valia dar voz a uma pessoa que gosta de fazer informação aqui no estrangeiro e publicar em Póvoa de Lanhoso, assim como publica em vários pontos da Suíça, exemplo de Zürich, Luzern, Fribourg e Paris na França. Li umas perguntas no FORUM sobre o Zé e a Lurdes, vou dizer o que penso! Aprecio e considero os dois, no entanto não posso deixar de dizer que, teem que deixar alguns caprichos de lado, se eu algum dia errei, eles também são humanos e erram também. O domínio é a indiferença, quando devia ser vice-versa e sermos apoiados uns pelos outros pela cultura povoense. Quanto aos jornais e rádio, não tenho nada contra publicidade, pois essa é a sua fonte. Quanto a quem por lá escreve, escreve enquanto houver tais interesses dos proprietários, assim como fizeram comigo. Quanto a jornais online já temos o MF, mas não a cem por cento, e também deve ter poucos leitores, porque não temos acesso a comentários e isso reflecte na falta de interesse de entrar nesse espaço. Fiquei triste quando o jornal TL deixou de chegar até mim, pelo facto de ser caro o envio, por não ter Porte Pago, no entanto sei que está a chegar ainda a alguns lugares porque pagam com um aumento para 45,00 euros anuais, já agora o MF quebra 35,00 euros anuais. Estou inteiramente disposto a mandar notícias que tenham a ver com a nossa comunidade para os jornais povoenses, pensem nisso! Será difícil aceitarem depois de lerem as verdades que escrevi, porque como disse: “Os jornais são do dono deles, eles é que os gerem, eles é que metem o que vem entender, eles é que mandam!” E a orgulho não paga imposto, não é compatriotas, Lurdes Marques, Armindo Veloso, Costa Guimarães, José Abílio? Apelo a quem quiser dar algum contributo para melhorar o Blogue; Póvoa de Lanhoso a contrariar ou no seu melhor! in http://povoadelanhosoacounoseum.blogspot.com/ pode o fazer para o e-mail loja.inovalar@gmail.com e enviar textos e imagens, o Quelhas agradece. Um abraço a todos aqueles a quem falei por um desabafo e a todos os leitores e povoenses em geral. João Carlos Veloso Gonçalves

Sem comentários: