Visualizações

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dia do Concelho a 25 de Setembro, Póvoa de Lanhoso. O meu corpo está cá e a minha alma está lá.

A Póvoa de Lanhoso assinala o Dia do Concelho a 25 de Setembro (Sábado) próximo. A Câmara Municipal preparou um conjunto de actividades com vista a comemorar esta data, o que acontece pela primeira vez. A cerimónia do Hastear das Bandeiras, a Sessão Evocativa do Foral de D. Dinis, a homenagem a instituições e individualidades, a abertura de uma exposição sobre os limites territoriais do Concelho, a inauguração do Centro Educativo do Cávado e o Acampamento Jovem marcam estas comemorações, dirigidas à população em geral.
“O objectivo desta iniciativa é assinalar um dia histórico de grande relevância para a Póvoa de Lanhoso, promovendo um conjunto de iniciativas das quais destaco as homenagens a associações e personalidades que este ano assinalam 25 anos de actividade. É muito importante que valorizemos as nossas raízes e que reconheçamos quem, ao longo da sua vida, dedica o seu tempo à causa pública”, refere o Senhor Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista.
De referir que, em 25 de Setembro de 1292, o Rei D. Dinis, através da entrega do Foral, reconheceu às terras de Lanhoso um estatuto especial, permitindo desta forma que este território ganhasse a autonomia desejada. Este estatuto administrativo e político veio reconhecer aos Povoenses da época um conjunto de direitos e privilégios que até então lhe eram negados. Este momento representa, assim, o nascimento do concelho.
Tendo presente o significado desta data, a Câmara Municipal decidiu instituir o dia 25 de Setembro como Dia do Concelho, sendo que, todos os anos, será prestado um reconhecimento público a instituições e a personalidades da Póvoa de Lanhoso, que se destacam pela sua actividade, valorizando os homens e as mulheres que hoje, como no passado, trabalham para o bem da nossa terra.
Programa.
Assim, o Programa Oficial das comemorações começa, pelas 10h00, nos Paços do Concelho, com a cerimónia do Hastear das Bandeiras, na presença da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e da Banda Musical de Calvos.
Para as 10h30, igualmente nos Paços do Concelho, está marcada a Sessão Evocativa do Foral de D. Dinis, com intervenções oficiais e com a dissertação “O Dia 25 de Setembro de 1292” por Dr. Paulo Freitas. Segue-se uma cerimónia de Homenagem a quatro Instituições e Personalidades Povoenses, que se destacam pela sua actividade.
De tarde, pelas 15h00, na Sala de Interpretação do Território, abre a exposição: “Evolução dos Limites Territoriais do Concelho da Póvoa de Lanhoso”.
Pelas 16h00, em Monsul, acontece a Inauguração do Centro Educativo do Cávado.
O Acampamento Jovem, que se realiza no Parque do Pontido (junto ao Espaço Jovem) durante a noite (recepção a partir das 14h00), também se realiza no âmbito do Dia do Concelho.
Enviar um comentário

Aqui notícias relacionadas com os livros do autor Quelhas...

(Mensagens antigas)

POR FAVOR, PARA VER TODOS OS TEXTOS, CLIC NO FIM DE CADA PÁG. (Mensagens antigas)