quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dia do Concelho a 25 de Setembro, Póvoa de Lanhoso. O meu corpo está cá e a minha alma está lá.

A Póvoa de Lanhoso assinala o Dia do Concelho a 25 de Setembro (Sábado) próximo. A Câmara Municipal preparou um conjunto de actividades com vista a comemorar esta data, o que acontece pela primeira vez. A cerimónia do Hastear das Bandeiras, a Sessão Evocativa do Foral de D. Dinis, a homenagem a instituições e individualidades, a abertura de uma exposição sobre os limites territoriais do Concelho, a inauguração do Centro Educativo do Cávado e o Acampamento Jovem marcam estas comemorações, dirigidas à população em geral.
“O objectivo desta iniciativa é assinalar um dia histórico de grande relevância para a Póvoa de Lanhoso, promovendo um conjunto de iniciativas das quais destaco as homenagens a associações e personalidades que este ano assinalam 25 anos de actividade. É muito importante que valorizemos as nossas raízes e que reconheçamos quem, ao longo da sua vida, dedica o seu tempo à causa pública”, refere o Senhor Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista.
De referir que, em 25 de Setembro de 1292, o Rei D. Dinis, através da entrega do Foral, reconheceu às terras de Lanhoso um estatuto especial, permitindo desta forma que este território ganhasse a autonomia desejada. Este estatuto administrativo e político veio reconhecer aos Povoenses da época um conjunto de direitos e privilégios que até então lhe eram negados. Este momento representa, assim, o nascimento do concelho.
Tendo presente o significado desta data, a Câmara Municipal decidiu instituir o dia 25 de Setembro como Dia do Concelho, sendo que, todos os anos, será prestado um reconhecimento público a instituições e a personalidades da Póvoa de Lanhoso, que se destacam pela sua actividade, valorizando os homens e as mulheres que hoje, como no passado, trabalham para o bem da nossa terra.
Programa.
Assim, o Programa Oficial das comemorações começa, pelas 10h00, nos Paços do Concelho, com a cerimónia do Hastear das Bandeiras, na presença da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e da Banda Musical de Calvos.
Para as 10h30, igualmente nos Paços do Concelho, está marcada a Sessão Evocativa do Foral de D. Dinis, com intervenções oficiais e com a dissertação “O Dia 25 de Setembro de 1292” por Dr. Paulo Freitas. Segue-se uma cerimónia de Homenagem a quatro Instituições e Personalidades Povoenses, que se destacam pela sua actividade.
De tarde, pelas 15h00, na Sala de Interpretação do Território, abre a exposição: “Evolução dos Limites Territoriais do Concelho da Póvoa de Lanhoso”.
Pelas 16h00, em Monsul, acontece a Inauguração do Centro Educativo do Cávado.
O Acampamento Jovem, que se realiza no Parque do Pontido (junto ao Espaço Jovem) durante a noite (recepção a partir das 14h00), também se realiza no âmbito do Dia do Concelho.

Sem comentários: