quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Passaram pelo Cônsul -Geral de Portugal em Zurique 3 Diplomatas apenas em três anos 2008/2011

- Tornei-me amigo do Cônsul de Zurique, Dr. António Antas de Campos, quando ele foi convidado de honra para o lançamento de; “O livro da criança” em 2007 na LusoLivro em Zürich, ainda estava em Portugal.
- Emigrei para a Suíça em 2008, manteve sempre contacto com o Cônsul de Zurique, Dr. António Antas de Campos, e em 2011 foi mesmo à apresentação do livro “Terra das Marias da Fonte ou fontanário, história com histórias…” disse-me que estava ligado à Póvoa de Lanhoso por laços familiares. Seus avós moraram na vila da Póvoa de Lanhoso e, seu avô exercia salve o erro a profissão de escrivão!
- Pouco tempo antes de ele ir embora, pedi-lhe uma entrevista no qual disse que ma dava e, depois sempre fugiu dela!
- Aproveitei o Dia de Camões e das Comunidades para fazer uma dura crítica ao Consulado e, ao Governo da República com um vídeo e, não propriamente ao Diplomata, Dr. António Antas de Campos, recebi muitos aplausos e muitos apupos, mas o Cônsul nunca se manifestou!
- Despedi-me dele mesmo na véspera de ele ir embora, numa exposição feita pelo Jorge Campos e Pablo Mocho, do qual eram também amigos afectivos…
- Agora o Diplomata, Dr. António Antas de Campos, exerce como profissão, Serviços Internos do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Despacho (extracto) n.º 12407/2010
Por despacho do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, de 20 de Maio de 2010, o Ministro Plenipotenciário de 1.ª classe — pessoal diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros — António Chambers de Antas de Campos, nomeado Cônsul -Geral de Portugal em Zurique, é exonerado do referido cargo e transferido para os Serviços Internos do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
20 de Julho de 2010. — O Director do Departamento Geral de Administração, Francisco Guerra Tavares.
Diário da República, 2.ª série — N.º 148 — 2 de Agosto de 2010 41151
203532842
- Em Zurique, foi das primeiras pessoas a chegar-me ao novo Cônsul de Zurique, Dr. Paulo Jorge de Albuquerque Delgado Rufino, no qual foi recebido no Consulado com muita dignidade e simpatia.
- O Cônsul de Zurique, Dr. Paulo Rufino, era assim que o tratávamos, esteve e com muito gosto no 15. Convívio Cultural com “Quelhas” escritor das Comunidades na Suíça.
- Sempre que havia um festival de folclore, lá estava o meu caríssimo amigo Paulo Rufino, sempre me cumprimentava, enquanto fazia o meu trabalho jornalístico e de vídeo. No último trabalho jornalístico coloquei a foto do Cônsul de Zurique e vídeos para todos recordarmos.
- Mantínhamos contacto telefónico e, convidamos uma entrevista para o jornal e para a TV online e youtube, no qual agradeceu imenso, mas, dias depois apresentei-me no Consulado e fiquei surpreso, pois já tinha sido substituído por outro Diplomata.
- Não sei que se passou, ninguém se quis prenunciar, em breve vou ver se arranco algo de algum lado para saber a verdade dos factos e o porquê desta saída. Aproveito para dizer que, o Cônsul de Zurique, Dr. Paulo Jorge de Albuquerque Delgado Rufino, e outra pessoa, foram dos que não fizeram greve geral dos Consulares na Suíça e, na minha ideia poderá ter a ver com essa causa!?
Despacho (extracto) n.º 12402/2010
Nomeação do conselheiro de embaixada Paulo Jorge de Albuquerque Delgado Rufino para o cargo de cônsul-geral de Portugal em Zurique . . .
Despacho (extracto) n.º 12402/2010
Por despacho do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, de 20 de Maio de 2010, o conselheiro de embaixada — pessoal diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros — Paulo Jorge de Albuquerque Delgado Rufino, é nomeado Cônsul -Geral de Portugal em Zurique
20 de Julho de 2010. — O Director do Departamento Geral de Administração, Francisco Guerra Tavares.
203533758
- Por fim tenho a dizer que, quando me apresentei no Consulado de Zurique, foi-me então dito que, o Novo Diplomata ao Consulado de Zurique, era, a Dra. Liliana Neto, não a conheci, mas contudo, deram-me informações para contacta-la.
- Irei lá ao Consulado em breve para conhecer a nova diplomata e, abordar assuntos culturais que vão ao interesse de todos e, que não consegui fazer com o anterior Cônsul e, já estava bem encaminhado… Melhores dias virão!
Despacho (extracto) n.º 12782/2011
Por despacho do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, de 6 de Setembro de 2011, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 5.º e nos artigos 43.º e 44.º todos do Decreto -Lei n.º 40 -A/98, de 27 de Fevereiro, no n.º 1 do artigo 18.º do Decreto -Lei n.º 71/2009, de 31 de Março, na alínea f) do n.º 4 do artigo 24.º do Decreto -Lei n.º 204/2006, de 27 de Outubro, foi determinado que a Conselheira de Embaixada — pessoal diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros — Liliana de Melo Mascarenhas Neto, seja nomeada Cônsul -Geral de Portugal em Zurique.
15 de Setembro de 2011. — O Director do Departamento Geral de Administração, José Augusto Duarte.
205145471
Resta-me dizer em nome pessoal, como escritor! Força Dra. Liliana de Melo Mascarenhas Neto, a sua adaptação rápida à Sociedade Portuguesa em Zurique, será fundamentável para o desenvolvimento Cultural, e, de mais-valia para todos os cidadãos Portugueses em geral.
Quelhas é um escritor português que divulga a cultura nacional no país que nos acolheu, a Suíça.

Sem comentários: