quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Organização Cultural de Língua de Expressão Portuguesa na Suíça para o Mundo

Cultura de expressão portuguesa




A “Organização Cultural de Língua de Expressão Portuguesa na Suíça para o Mundo,” está de mãos dadas com a “Associação Cultural de Artistas Brasileiros,” (já formada) para dar o primeiro passo culturalmente dito.

O nome deve-se manter o primeiro, (Organização Cultural) pelo facto de se tratar de unir culturas a nível da língua portuguesa, entre Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Timor Lorosae, Guiné Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe.

Cada país deve representar no mínimo 3 pessoas.

Os Eventos Culturais devem ser sempre em português.

A comunicação social tem de ser em português, caso de jornais, blogues, sites, rádio e TV nacionais.

Na comunicação social no Kanton de Zürich, deve ser tudo comunicado em Deutsch, para cativar os povos Suíços e quem habita neste país a irem aos eventos.

Os primeiros eventos devem-se fazer gratuitos nas estruturas (casas ou associações, igrejas, pavilhões) de todos os países representados na Suíça…

Trata-se de unir cultura com cultura, divulgando a arte de cada um e de cada país, onde se podem unir todos em palco em espectáculos ou tornês culturais; desde, a música popular, folclore, fado, artes plásticas, esculturas, trabalhos manuais, artesanato, rádio, TV, desporto, teatro, cinema, jornais, colecções, moda, filmes, livros, literatura, dança, grafite, desenho, história…

“A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais. Ela funciona como uma distracção para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.”

Os Associados da “Organização Cultural de Língua de Expressão Portuguesa,” devem começar pelos Artistas, pessoas com Hobby Cultural, Consulado, Conselheiro, Professores, Empresas, Centros e Casas Portuguesas, etc.

Depois daremos preferência a todos que queiram fazer parte desta família.

Cada associado deve pagar uma cota a ser deliberada em reunião entre todos os presentes…

Vamos reunir forças, para junto dos oito Consulados e Governo estatal do Kanton de Zürich, possamos obter apoios culturais e de integração, para um melhor nível de vida cultural, pois podemos todos juntos formar grupos de teatro, musica, escuteiros, futebol etc. e fugir do stress que nos atormenta nesta vida agitada fora e longe do nosso país...

Devem todos os interessados trazerem para a primeira reunião, ideias para discutir em Associativismo!

A Reunião do dia 07 de Janeiro foi adiada, por motivos de estarem muita gente em férias de Natal e de fim de ano. Daremos outra data brevemente.

NOTA BREVE: A Organização Cultural de Língua de Expressão Portuguesa, tem de ser uma Estrutura sem fins lucrativos, embora possa haver prémios de gratificação que devem em primeiro lugar ser aprovados em Acta.

Texto: João Carlos Veloso Gonçalves

Sem comentários: