domingo, 6 de maio de 2012

Outra Proesa

Outra proesa!

As coincidências da vida... Dia 5 de maio é o dia que começou o Viradão Carioca – 48 horas de música no Rio de Janeiro – e hoje distribuí algumas poesias na banca. Algumas poucas que sobraram da semana que passou. Na terça-feira passada, dia 1 de maio de 2012 o Padre Marcelo Rossi veio ao Rio, em São João de Meriti para a segunda sessão de autógrafos do Agapinho. Ele iria fazer a primeira sessão aqui no Rio na semana anterior, mas por falta de organização do Recreio Shopping ele não veio. Na terça feira anterior foi que eu comecei a distribuir as Sopinhas de Versos de Ágape (trechos do livro Ágape) para as pessoas que passavam pela banca (rua Coelho Neo esquina com Ipiranga, em Laranjeiras).

Ao ouvir do programa do padre no rádio no dia primeiro de maio, Dia do Trabalho, segurei as Sopinhas de Ágape para distribuir na semana seguinte. As distribuí neste dia também, mesmo assim, mas as que sobraram, ao invés de distribuir no restante da semana, como sempre faço, segurei-as até a outra terça (1º de maio).

Por coincidência, obra do destino ou do acaso, hoje está começando o Viradão Carioca com shows de música por toda a cidade. Ah, a distribuição foi realizada na banca durante toda a semana, até hoje! Uma outra proesa foi realizada ano passado (2011), no mês de abril, pois no dia primeiro de abril – e não foi mentira - , realizei o Sarau da Carioca no Largo da Carioca (Centro do Rio).
O sarau era realizados sempre ao meio-dia-e-meia, sempre na primeira sexta-feira do mês, e no fim do sarau neste dos, um dos livreiros independentes da Carioca, o Francisco Olivart, me pediu para fazer um outro sarau no dia 18. Disse que tudo bem, mas perguntei o porquê, e recebi a resposta de que no dia 18 seria o aniversário (de nascimento) do Monteiro Lobato... Afirmei que seria feito outro sarau, com as Sopinhas de Versos, homenageando o autor: o Francisco me pediu isso porque ele é poeta especialista em Monteiro Lobato, integrante da ABLC (Academia Brasleira de Literatura de Cordel).

Eu já tinha marcado desde março de 2011 um primeiro sarau na Penha, no GREIP da Penha, e dias depois, quando fui verificar quando seria o dia 18 vi que cairia numa segunda-feira, então transferi o sarau do GREIP do dia 16 para o dia 17 de abril.

Como entre os dias 1 e 18 de abril de 2011 eu ganhei um livro de poesias de Álvaro Moreyra – que é um poeta modernista, que escrevia com o João do Rio no início do século XX e que não é mais publicado pelas editoras (não se sabe o porquê) – que é avô dela.

Comecei a preparar Sopinhas de Versos de Álvaro Moreyra para o sarau do GREIP, pois ele morava no bairro da Penha. Como o Francisco havia me pedido para homenagear o Monteiro Lobato, fiz Sopinhas de Versos com poesias de Moreyra e frases de Lobato – uma experiência que acabou não dando certo... As pessoas liam apenas a poesia e esqueciam de ler a frase. Essa experiência foi realizada no dia primeiro de abril de 2011 também, pois foram homenageados ugusto dos Anjos com Frases de Laurentino Gomes.

Como eu fiquei sabendo que no dia 18 seria o Dia nacional do Livro Infantil também, acrescentei no sarau de segunda as poesias de Vinícius de Moraes, então no dia 17 foi homenageado na Penha Augusto dos Anjos com Laurentino Gomes (curiosidades da vida em 1808) que sobraram no sarau do dia 1º, Álvaro Moreyra com Monteiro Lobato e Vinícius de Moraes.

Como e havia acabado de preparar as Sopinhas de Versos de Carlos Drummond de Andrade antes do dia 18, no dia 19 distribuí as Sopinhas do autor na praia de Copacabana (não gravado). No dia 20 apenas editei o blog criado no início de abril de 2011 para orientar este movimento poético (www.sopinhadeversos.blogspot.com), e no dia 21 de abril fui visitar a minha sogra, em Muriaé (MG), distribuindo as Sopinhas de Versos de todos os autores lá também. À noite, ao ver o jornal, descobri que o dia 21 de abril é aniversário de Brasília, que foi inaugurada por JK em 1960.  

Na semana seguinte, quando retornei ao Rio, ao ver a internet, descobri que durante os dias 16, 17, 18 e 19 de abril de 2011 houve um Congresso Internacional do Partdo Comunista de Cuba para discutir a sobrevivência do Comunismo em tempos de globalização...

Enfim, foi uma proesa! Se tivesse sido combinado não teria sido realizado tudo ao mesmo tempo.

_ A SEmana de Arte Moderna de 1922 foram três dias consecutivos de manifestações artísticas no Teatro Municipal de São Paulo, que o Monteiro Lobato fez uma crítica e alterou tudo no Brasil.... Rompeu com a aceitaçãopacífica de tudo o que vinha da Europa na cultura brasileira.

"Mundo mundo vasto mundo                  (Carlos Drummond de Andrade)
Se eu me chamasse Raimundo,
Seria uma rima na uma conclusão." 


Dennys Andrade, poeta brasileiro  (http://www.sopinhadeversos.blogspot.com/)

Sem comentários: