sábado, 7 de julho de 2018

Perguntas sem resposta Política: Quelhas entrevista o Sr. Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro (Falta a 2.ª Parte da 2.ª entrevista)


Perguntas sem resposta Política

Sr. Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas,
Dr. José Luís Carneiro

Quelhas entrevista o Sr. Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro
(Falta a 2.ª Parte da 2.ª entrevista)

As perguntas que ficaram por responder, do Sr. Secretário de Estado das Comunidades e ainda aguardamos por elas…!

Respondeu apenas a 10 perguntas!

15 Recordo que o Sr. Secretário de Estado disse que não podem condenar na Suíça, porque já nos deu muito. Sim, é verdade que deu muito, no passado, quando a moeda no câmbio dava para pôr uns trocos no banco em Portugal e comprar casa e terrenos; hoje, quem adquire alguma coisa como dantes, depois de a moeda estar semelhante?

16 Sabia que a Suíça se tornou o maior explorador no trabalho perante os emigrantes? (Cada vez menos os ordenados acompanham a vida do dia-a-dia. O Câmbio que mudou. Cada vez que os empregadores mudam de Firmas, exemplo na Limpeza, o trabalho mais comum para quem não fala a língua, aumentam ao serviço, diminuem às horas e ordenados mantêm-se. Se recusa tem logo cem pessoas para seu lugar.)

17 Sabia que, na Suíça, tem muito desemprego, principalmente no grande Inverno? (Também sabe que dão o Fundo-Desemprego, mas no entanto ao mais pequeno pormenor de erro a preencher os Formulários, culpa da língua, cortam-lhe o valor a receber, penalizando por má-fé.)

18 Na Vossa vinda à Suíça, o Sr. Presidente Instituto do Camões, Dr. Luís Faro Ramos, não respondeu à minha pergunta e agora dirijo-a a si; porque não apoiam a Comunicação Social na emigração? (Nós, e por exemplo a Revista Repórter X, temos meios muitíssimo reduzidos. A Comunicação Social, no estrangeiro, tende a acabar, ainda por cima, cada vez mais os nossos emigrantes lêem menos e os nossos filhos deixam de falar português, isto porque não há incentivo dos nossos políticos e nem ajudas para que nós na Comunicação Social sejamos capazes de ser o futuro.)

19 (parte da pergunta, a pergunta encontra na íntegra na Nota Introdutória) Como pode um Juiz julgar-me em Portugal, quando eu vivo na Suíça, pago impostos na Suíça, entrevistei na Suíça, a Revista Repórter X está legalmente registada na Suíça e foi convidada para o Evento na Suíça?

20 Que mensagem de ânimo e conforto quer deixar a todos os emigrantes lusos?

Revisão editorial:
Sociólogo político
Dr. José Macedo de Barros






A revista Repórter X acompanhou esta visita do Sr. Secretário de Estado à Suíça.

Estivemos um pouco à conversa com ele, deixou-nos à vontade para colocar algumas questões e, assim, confidenciou-nos algumas curiosidades sobre a sua vida e esclareceu algumas dúvidas que têm surgido aos nossos emigrantes. Falou-nos deste desafio e quais são os seus objectivos.

O Sr. Secretário de Estado deslocou-se à Suíça, no âmbito da iniciativa “Diálogos com a Comunidade”, fazendo-se acompanhar por membros do Governo, entre outros.

Sr. Secretário de Estado dos Assuntos fiscais, Dr. António Mendonça Mendes.

Sr. Director - geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, Dr. Júlio Vilela.

Sr. Presidente Instituto do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Dr. Luís Faro Ramos.

Representação do Gabinete da Secretária de Estado da Segurança Social, Dra. Elsa Castro.

Sr. Deputado Dr. Paulo Pisco, entre outros.

Sr. Cônsul, Dr. Licínio Bingre do Amaral do Cônsul-Geral de Portugal em Zurique.

Sra. Dra. Ester Vargas, Adida Social da Embaixada de Portugal.

Sra. Prof. Maria de Lurdes Gonçalves, Coordenadora do Ensino Português na Suíça.


A colaboração das entrevistas escritas, excepto as primeiras, por Quelhas e Patrícia Antunes, pertencem a André Ferreira, Adjunto do Sec. de Estado.





Sem comentários: