Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Condecoração; José Maria Ramada



















José Maria Ramada

Nasceu a 2 Setembro 1958, em Medelo, concelho de Fafe, primeiro de 4 filhos duma família humilde. Sempre teve uma queda especial pela escrita, escrevia poesia e alguns textos, apenas pelo simples prazer de o fazer. Estudou até ao 11º ano, porém com a morte do pai, teve de começar a trabalhar, concluindo anos mais tarde o curso geral dos liceus. Como quase todos os jovens daquela época, cumpriu o serviço militar. De regresso a Medelo, sua terra natal, iniciou um novo trabalho, mas sempre com o sonho de trabalhar como cozinheiro, algo que já ia fazendo nas suas actividades de escuteiro.
Emigrou para a Suíça em 1981 para trabalhar na restauração, onde as portas se lhe abriram, pôde então tirar o curso de chefe de cozinha e posteriormente o de formador, cursos que até hoje abraça com toda a dedicação. Escondia o sonho de um dia editar um livro de poesia, conseguiu realizar o grande sonho, fruto de alguns anos, “Vagueando em Sonhos”, primeiro livro de Poesia, em 2014, com Edições Vieira da Silva. Seguindo do Caderno “Flauta Partida” uma História Infantil, com 5° edição 2012/2014, com Edição de Autor. Depois, “A Viagem” Narrativa, com 2° edição 2014/16, a 1° Edição de Autor e a 2° Edições Vieira da Silva e, “45 Anos de História” Bibliografia do Agrupamento de Escuteiros de Medelo, em 2018. Tendo igualmente a participação em 15 antologias poéticas e antologias de contos. O livro poético, Nostalgia; Sinto a tua ausência, com a Repórter Editora Schweiz, em 2020.
A poesia é a revelação de um sentimento que o poeta acredita estar a viver, mas que acaba por ser um sonho muitas vezes ausente.
O leitor acaba por sonhar através dos sonhos de outrem… do poeta, muitas vezes sentindo a ausência de alguém, sentindo a nostalgia de quem já partiu ou não está presente naquele momento.
As palavras, o poema, os sonhos, só se transformam se tiverem eco, recepção de quem os lê, sentindo, vivendo na nostalgia o momento daqueles que estão ausentes.

A minha poesia, mais uma vez através deste livro, foi o juntar de palavras, de rabiscos e poemas á alguns anos guardados que hoje quis espalhar ao vento.



Bibliografia

Edições do Autor:

“Flauta Partida”, 2012/2014
Caderno; História Infanto-Juvenil - Edição de Autor

“Vagueando em Sonhos” 2014
Poesia - Edições Vieira da Silva

“A Viagem – O que olhos viram e os corações sentiram”, 2014/16
Narrativa de uma viagem de voluntariado e solidariedade
1° Edição de Autor – 2° Edições Vieira da Silva

“45 Anos de História” 2018
Bibliografia do Agrupamento de Escuteiros de Medelo - Edição de Autor

“Nostalgia; Sinto a tua ausência” 2020 - Repórter Editora Schweiz



Participações em Antologias de Poesia:
Entre o Sono e o Sonho, 2014 – Chiado Editora
Essência do Amor, 2014 – Edições Vieira da Silva
Intemporal, 2015 – Incógnita Editores
Ecos de Apolo, 2016 – Edições Vieira da Silva
Dê Coração de Natal, 2017 – Edições Vieira da Silva
Mais Mulher, 2017 – Edições Hórus
1ª Antologia Cultive, 2017 – Cultive Suisse – Editora Bortolinni
1º Concurso de Contos EVS, 2017 – Edições Vieira da Silva
Entre o sono e o Sonho, 2017 – Chiado Editora
Mãe & Pai, 2018 – A P P – Associação Portuguesa de Poetas
Colectânea de Poesia da Lusitânia POEM’ART, 2018 – Edições Declamador
Natal em Palavras, 2018 – Chiado Editora
Vozes Portuguesas, 2019 – Edições Literartee/ NALAP
Elos da Língua Portuguesa, 2019 – Edições HNEditora
Temas livres; Revista Repórter X, 2020 – Repórter X Veloso Gonçalves



Participações em Palestras e Eventos Culturais

Flauta Partida, foi o ponto de partida para a acção de voluntariado e de solidariedade em Invinha - Moçambique em 2012. As divulgações e apresentações do projecto foi em Fafe, Póvoa Lanhoso, Braga e Lisboa a Escuteiros.

Em Fevereiro de 2014, durante a Feira do livro da Engadina na Suíça, foi convidado a expor os seus livros e fazer uma palestra para a comunidade Portuguesa local, “Escutismo um estilo de vida, ao serviço do próximo”.

Foi orador na Palestra “Voluntariado Internacional” em Maio 2014 do mesmo ano no Funchal – Madeira a convite da Junta Regional da Madeira do Corpo Nacional de Escutas, com ampla cobertura na RTP Madeira.

Em Junho 2014, participou em mais uma palestra a convite da comunidade Escolar da zona consular de Zurique, sobre o tema “Falta de sensibilidade dos jovens de hoje para o tema Voluntariado e Solidariedade”.
Participando igualmente ao longo do ano em diversas, sessões de autógrafos e divulgações das suas obras.

Em Março de 2015, participa na “noite da poesia” uma parceria entre a editora Vieira da Silva e a livraria Barata em Lisboa, no mesmo mês é o convidado de honra, do evento, “Café Literário” uma organização da Câmara Municipal da Covilhã.

Em Junho de 2016, participou na Feira do livro de Lisboa a convite da Editora Vieira da Silva, e na Feira do livro do Funchal a convite da Fundação Livraria Esperança, em sessão de divulgação das suas obras e apresentação da 2ª edição do livro “a Viagem”.

Em Outubro, convidado pela Junta de freguesia de Guilhofrei, participa no “Dia do livro” com outros autores locais em Vieira do Minho.

Faz o lançamento da 2ª edição do Livro “A Viagem” em Medelo - Fafe e em Genebra na Suíça no mês de Novembro 2016.



Em 2017, participa no Salão Internacional do Livro de Genebra na Suíça, a convite da Associação Cultive / Academia das Artes e Letras Luso Brasileiro em Abril.
Convidado pela Rota do Livro e Fundação Esperança, participa na Feira do livro do Funchal pela segunda vez em Maio 2017.

Convidado pelo Centro Lusitano de Zurique na Suíça, participa como convidado no Festival 6 Continentes (Festival mundial da lusofonia) em todo o Mundo no mesmo fim-de-semana em Outubro 2017

Em Abril de 2018, a convite da UNITRE (Universidades das três línguas, Italiano, Espanhol, Português), é convidado na exposição das artes e letras latinas, com uma palestra sobre a sua vida e obras.

Presente na Feira do Livro de Sierre – Suíça, a convite da APS – Associação de Pais da Escola Portuguesa de Sierre em Maio 2018.

Em Maio 2018 do mesmo ano faz a apresentação do seu 4º Livro, Biografia do Agrupamento de Escuteiros de Medelo, “45 Anos de história”, em Medelo – Fafe.

Em Agosto 2018, faz a apresentação do seu 4º Livro e divulgação das suas obras e antologias nas quais participou no Hipermercado E. Leclerc em Fafe.

Em 2019, não esteve presente em eventos. Por razões pessoais.

No ano 2020 começou uma nova era como Colaborador da Revista Repórter X Schweiz.

Sem comentários: