Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

Pesquisar neste blogue

domingo, 5 de julho de 2020

Biografia; Efigênia Coutinho (Mallemont) poetiza brasileira


Biografia Efigênia Coutinho (Mallemont)

"A nossa poetiza brasileira, foi uma das mulheres mais revolucionárias da poesia mundial na nova era, no qual promoveu muitos e muitos poetas, onde eu fiz parte tantas e tantas vezes. Efigênia Coutinho foi Presidente Fundadora da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores. Certo dia, a Efigênia, resolveu deixar um pouco a sua vida literária e os sites de divulgação para trás, para se dedicar aos netos. Agora com esta nova Ferramenta, (facebook) nota-se que a senhora da poesia continua a nos consolar com as suas mais belas poesias que nos iluminam a alma." 





Deixo a sua biografia e um poema que outrora, eu, lhe escrevi em Homenagem, no qual publiquei no Blogue, hoje denominado repórter X. Obrigado Efigênia por existir, pois nós portugueses ou gente na Diáspora, emigrantes e povos que falam a 7.a língua com mais força no Universo, a língua de expressão portuguesa, estão e estarão sempre a seu lado. Beijinhos...


Homenagem: Efigênia Coutinho (Mallemont)

Efigênia Coutinho
Uma grande mulher
Faz poemas de amor
Para enaltecer
Seu devido valor…

Efigénia mulher sem igual
Natural do Brasil
Irmã de Portugal
Do Mundo dos versos
E da poesia subtil…

Efigênia, mulher de grande valor
Poeta do povo
Sinfonia do amor
Neste Mundo novo
De letras ao seu dispor…

Efigênia amiga
Um bom dia lhe desejo
Aceite um beijo
Linda rapariga
Q, eu lhe…
Envio!


autor: Quelhas




“Nascida” em Petrópolis/RJ, e na caminhada da vida, “morei” no Rio e Janeiro/RJ, Florianópolis/SC e atualmente “vivo” em Balneário Camboriu/SC... Deixando a vida me levar...
Formada em Artes, se especializou em Tapeçaria de TEAR, buscando os seguimentos Indígenas e sua História Natural,tendo participado de várias exposições.
Em 1977 foi residir em Florianópolis SC, e há três anos mudou-se para Balneário Camboriú -SC - 1999 -
" Não sou poeta, apenas desenho sentimentos"
A poesia surgiu em minha vida ainda nos sonhos de adolescente, quando menos esperava , lá estava eu com o papel e a caneta na mão, extravasando a minha emoção...Com o passar dos anos, acho que fui me perdendo, esquecendo de como era gostoso embarcar nesta viagem.
Não segui carreira ligada ao mundo das letras, e pouco conhecimento tenho de Literatura. Escolhi Artes como profissão, mesmo sem haver retorno financeiro, pois nada se compara aos tesouros da alma.
Este dom maravilhoso de escrever ficou hibernado durante muitos anos, e como na vida nada acontece por acaso, foi em um desses acasos, da paixão pela arte da poesia, que ressurgiu a poetisa. Percebi que existiam em mim sentimentos que extasiavam meu coração, mas a única forma de vivenciá-los era através de palavras. Meu estilo preferido é o lírico, onde escrevo sobre as inquietações do coração, mas também adoro o erotismo, estimula a minha libido.
O incentivo para continuar a escrever surgiu em Junho/ 1989, quando tive uma das minhas poesias, editada pelo grande poeta VALDEZ, para divulgar o meu trabalho em seu Site.
O reconhecimento e o carinho que recebi de algumas pessoas que me enviaram mensagens foi algo realmente muito gratificante e estimulante. Comecei a ver meus poemas espalhados pela internet em sites de poesias, e aos poucos nasceu o desejo de ter o meu próprio espaço. E assim  , aprendi Webdesigner com Geraldo Azevedo e sua esposa Isabel, a melhor Webdesigner que já conheci até hoje. E surgiu este site: dedicado a vocês, Poetas e amantes da   poesia!
Neste espaço cultural, de forma transparente.  Posso abrir as janelas do meu coração e espalhar ao mundo meus sentimentos, sonhos e fantasias em forma de poemas. A poesia para mim, é um desafio da alma, às vezes apenas um sonho, ou simplesmente pura ilusão! Ela me leva para onde desejo estar, e as fronteiras são muito fáceis de ultrapassar... apenas palavras!
A vida tem sido muito generosa comigo, me deu uma família linda, amigos maravilhosos, reais e virtuais!! A experiência mais agradável que a poesia me proporcionou foi me redescobrir na alma!
Vou seguindo os caminhos que o meu coração ditar.
“É a expressão da subjetividade, da harmonia e do amor universal. Em minha poesia, ora demonstro um tom bastante emotivo, ora amplo interesse pelas coisas simples da vida, revelando alteridade, amizade e solidariedade."

Efigênia Coutinho (Mallemont)


PRESSÁGIO


Efigénia Coutinho Mallemont

Vou me despindo de corpo e alma
numa entrega plena, cheia...
sem sequer dar conta que
respirava, pois o corpo tomou
proporções transcendentais
duma natureza superior
indo ao mais alto do universo
e, deitou ao manto celeste, em
meio de estrelas e o garboso luar
num bailado cadênciado entre esferas
duma transcrição de tudo que existe
acima e abaixo dos meus olhos
uma entrega esplendorosa de vida,
o ar que respiro, me cinge, me
abraça, me mantém entusiástica...
Acima, profecia, oráculo, respostas e
alimento para corpo e alma,
forças ocultas que regem o destino,
sem tino ou desatino, eu atino!...

Balneário Camboriú
SC Brasil



1 comentário:

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Estimado amigo João.
Quanta emoção sinto com este seu carinho aqui em seu Blog.
Tudo tem seu tempo no tempo da vida, hoje vou colhendo
os frutos plantados com meu trabalho quando do Site que mantinha.
Minha gratidão ao amigo.
Forte abraço.
Efigenia