Comunicado conjunto dos ministérios dos
Negócios Estrangeiros, Justiça e Modernização do Estado e da Administração
Pública.
NOTA À COMUNICAÇÃO
SOCIAL, REVISTA REPÓRTER X
Portugueses no estrangeiro vão ter mais alternativas para levantar o Cartão de Cidadão
Já está em vigor a
Portaria n.o 46/2021, publicada esta terça-feira em Diário da República (que
altera a Portaria n.o 285/2017, de 28 de setembro), que vai permitir aos postos
e secções consulares portugueses no estrangeiro enviar, de forma segura, para o
domicílio dos portugueses no estrangeiro, o Cartão de Cidadão (CC) através de
entidades locais, de modo a alargar os pontos de entrega deste documento.
Esta medida é
particularmente relevante no atual contexto pandémico, com as restrições à
mobilidade das pessoas.
As alterações
agora introduzidas pelo Governo, e à semelhança do que aconteceu com os
cidadãos residentes no território nacional, procuram responder à necessidade de
encontrar formas alternativas de entregar o CC aos cidadãos portugueses
residentes no estrangeiro, de forma segura, eficaz e adequada à sua realidade.
Existem,
atualmente, cerca de 3,5 milhões de titulares de CC com residência no
estrangeiro e distribuídos por 197 países e regiões. O número de CC com morada
no estrangeiro continua a aumentar, mesmo no contexto de pandemia da doença
COVID-19 que hoje vivemos, ascendendo atualmente a uma média de 37.500 por mês.
A entrega
presencial do CC em sede do posto consular ou de presença consular, não tem sido
suficiente para resolver as dificuldades de um considerável número de cidadãos
nacionais no acesso a este documento.
As fortes
restrições de circulação e as medidas de segurança sanitária determinadas pelas
autoridades de saúde públicas em todo o mundo, aplicáveis aos serviços públicos
externos no plano do atendimento, têm restringido a deslocação e a afluência da
comunidade portuguesa no estrangeiro aos serviços públicos.
A portaria agora
publicada resulta da articulação entre as áreas governativas dos Negócios
Estrangeiros, Justiça e Modernização do Estado e da Administração Pública e é
mais um passo do Governo no sentido de garantir o mesmo nível de acesso,
proximidade e qualidade dos serviços públicos prestados aos nossos concidadãos,
independentemente do local onde se encontram.
Lisboa, 4 de março
de 2021
Atte.
Gabinete de Informação e Imprensa
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