Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

Pesquisar neste blogue

domingo, 22 de maio de 2022

ESCUTISMO, cartas e curiosidades



Como é possível que passado mais de um século desde a fundação do escutismo, este movimento continua a ser a maior associação de juventude do Mundo. É a associação implementada em mais países no mundo e continua tão actual apesar de ter já 113 anos desde a sua fundação.

 

Carta aos guias de patrulha

Caros guias de Patrulha

Quero que vocês, guias de patrulha, entrem em acção e adestrem as vossas Patrulhas inteiramente sozinhos e ao vosso jeito porque, para vocês, é perfeitamente possível pegar em cada rapaz da Patrulha e fazer dele um bom camarada, um verdadeiro Homem.

 

De nada vale ter um ou dois rapazes admiráveis e o resto não prestar para nada. Vocês devem fazer deles inteiramente bons. Para conseguir isso, a coisa mais importante é o próprio exemplo, porque, o que vocês fizerem, os vossos Escuteiros farão.

Mostrem a todos eles que vocês sabem obedecer às ordens dadas, sejam elas ordens verbais, ou sejam regras que estejam escritas ou impressas; e que vocês cumprem as ordens, esteja ou não o Chefe presente.

Mostrem que conseguem conquistar distintivos de especialidades e, com um pouco de persuasão, os vossos rapazes seguirão o vosso exemplo. Mas, lembrem-se que vocês devem guiá-los, e não empurrá-los.

.

Última mensagem de BP aos Escuteiros

Caros escuteiros

Se já vistes a peça Peter Pan, haveis de recordar-vos de como o chefe dos piratas estava sempre a fazer o seu discurso de despedida, porque receava que, quando lhe chegasse a hora de morrer, talvez não tivesse tempo para o fazer. Acontece-me coisa muito parecida e por isso, embora não esteja precisamente a morrer, morrerei qualquer dia e quero mandar-vos uma palavra de despedida.

Lembrai-vos de que é a última palavra que vos dirijo, por isso meditai-a. Passei uma vida felicíssima e desejo que cada um de vós seja igualmente feliz.

Creio que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fordes homens.

O estudo da natureza mostrar-vos-á as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderdes. Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.

Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem.

Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes, apegai-vos sempre à vossa promessa escutista, mesmo depois de já não serdes rapazes e Deus vos ajude a proceder assim.

 

Jamborees Mundiais

Jamboree, significa um encontro de escuteiros ou seja um acampamento, Baden-Powell deu várias versões para a utilização deste termo: Jamboree seria a união de "jam" (que em inglês significa compota, uma mistura de açucar e frutos muito apetitosa, mas que aqui teria o significado de mistura de raças e culturas) com "boree" (o vento que sopra e mistura essas culturas).

Jamboree seria uma palavra zulu, que significaria "encontro oficial dos chefes das tribos" ou apenas "encontro de pessoas". Na gíria americana, a palavra jamboree significa "divertimento ruidoso", "folia" ou "farra".

A partir de 1920, após Baden-Powell a usar para denominar um gigantesco encontro de escuteiros, esta palavra começou a entrar nos dicionários sempre associada ao escutismo. A forte ligação de Baden-Powell aos fundadores do escutismo nos Estados Unidos, e noutros paises de lingua inglesa, poderá ter motivado a escolha desta palavra.

Em linguagem Swahili (África), "jambo" significa "olá", sendo que "jamboree" poderá ser um ajuntamento de pessoas dizendo "olá" umas às outras. Os Jamborees Mundiais são realizados habitualmente de 4 em 4 anos, tendo havido um interegno um pouco mais longo durante a segunda grande guerra.

Desde  1920 que já se realizaram 24 acampamentos mundiais de escuteiros:

1920 – Inglaterra, 1924 – Dinamarca, 1929 – Inglaterra,1933 – Hungria,1937 – Holanda, 1947 – França, 1951 – Áustria, 1955 – Canadá, 1957 – Inglaterra, 1959 – Filipinas, 1963 – Grécia, 1967 – EUA, 1971 – Japão, 1975 – Noruega, 1979 Irão, 1983 Canadá,  1987 – Austrália,  1991 - Coreia do Sul, 1995 – Holanda, 1999 – Chile, 2003 – Tailândia, 2007 - Reino Unido, 2015 – Japão, 2019 E U A, e o próximo em 2023 será na Coreia do Sul.

O Jamboree surgiu na mente do Fundador do Escutismo, Baden-Powell, após a Iª Guerra Mundial, onde muitos Escuteiros e Chefes de vários países tombaram, chegando-se a temer pelo futuro do Movimento. Baden-Powell imaginou um encontro de amizade e perícia Escutista, e assim sucedeu no ano de 1920, em Londres, com a presença de Escuteiros de 34 países e vários territórios do então Império Britânico.

 

Jota - Jamboree on the Air (Jamboree no Ar)

 

O que é?

 

Á semelhança de muitas actividades escutistas, o Jota/Joti é uma atividade Mundial, que movimenta escuteiros de todo o mundo comunicando nas diversas línguas entre si, ocorre anualmente no terceiro fim-de-semana do mês de Outubro. A atividade começa às 00h00 de Sábado e acaba às 24h00 de Domingo (hora local), perfazendo assim um tempo total de 48 horas.

 

Como começou?

 

O Jota começou no Jamboree Mundial de 1957, em Inglaterra, no qual participaram cerca de 35.000 Escuteiros provenientes de 62 países, foi montada uma grande Estação de Radioamadorismo. Esta Estação, que operava com o indicativo GB3SP, fez um total de 1712 contactos para 71 países.

 

Em 1958, 10 e11 de Maio, realizou-se o primeiro Jota - Jamboree On The Air (Jamboree no Ar), atividade a nível mundial em que milhares de Escuteiros pelo mundo fora comunicavam através de Estações de Radioamadorismo. O êxito desta atividade foi tal que passou a ser realizado anualmente.

A participação num JOTA implicou sempre o apoio de radioamadores e a utilização das suas Estações, tornando-se para muitos Agrupamentos um objetivo difícil de alcançar, uma vez que requer sempre a participação de terceiros. No entanto, a popularidade desta atividade Escutista foi sempre crescente e nunca posta em causa. É uma ocasião para comunicar com Escuteiros no próprio país e, mais excitante ainda, Escuteiros estrangeiros, trocando experiências e ideias, contribuindo desta forma para a fraternidade Escutista mundial.


 

José Maria Ramada

 


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: