Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Israel prepara um invasão à Faixa de Gaza (quem são o Hamas)

Fotografia de Tiago Pereira Tiago Pereira

Enquanto dormia…

continuávamos a acompanhar tudo o que se passa no Médio Oriente e publicávamos este especial interativo:  como Israel prepara um invasão à Faixa de Gaza? O plano é “entrar em massa”, mas a vitória rápida não está garantida. A única certeza é que a guerra será sangrenta e provocará uma crise humanitária.

O episódio de hoje da História do Dia é sobre o mesmo conflito. Israel gasta milhões e milhões todos os anos em tecnologia de espionagem e em armamento. O que falhou para permitir aos operacionais do Hamas atravessar uma fronteira “intransponível?” Ouça aqui e ouça também a partir das 10h o Contra-Corrente, com Helena Matos e José Manuel Fernandes. A pergunta de hoje: Israel vai mesmo conseguir eliminar o Hamas? (e acompanhe a nossa cobertura permanente sobre os desenvolvimentos naquela região através do nosso liveblog).

Noutro capítulo: o Orçamento do Estado. Uma das grandes bandeiras do Governo é o IRS e as respetivas alterações, nos escalões e nas taxas. Mas é também aí que está a grande dúvida dos contribuintes: que mudanças práticas vão ser visíveis? Neste simulador mostramos o que pode acontecer em diferentes situações.

Sobre o Orçamento e sobre os socialistas: António Costa foi ao Parlamento apresentar o documento ao PSque se mostrou satisfeito e confiante (dizendo mesmo que este Orçamento “não é pipi”). Há preocupações na Saúde, mas tom geral foi de “serenidade”.

Também o Presidente da República concordou com a política orçamental apresentada, exceto na saúde. Quando questionado pelo jornalistas, ontem, Marcelo mostrou impaciência com a reforma do SNS prometida “há um ano e quatro meses” — como sublinhou — quando importa que esse “novo esquema seja posto de pé o mais rápido possível“. Sobre o mesmo tema, ficámos também a saber ontem que Governo e sindicatos médicos preparam cedências para as negociaçõesO SIM admite aumento salarial de 22% em três anos.

Nesta newsletter encontra todas as notícias de que precisa para começar o dia. Ao longo do dia vamos continuar em permanente atualização, no site do Observador e na rádio.








































































Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: