Póvoa de Lanhoso tem uma nova creche - Presidente da Câmara Municipal e Ministra da Presidência presentes na inauguração
O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, e a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, estiveram presentes na inauguração da Creche da “Em Diálogo”, que decorreu na passada sexta-feira, 27 de Outubro.
A inauguração deste espaço, localizado em Monsul, coincidiu com a comemoração dos 25 anos desta IPSS, cujo trabalho tem sido positivamente diferenciador para todo o panorama social do concelho.
O edifício do Jardim de Infância de Monsul, cuja localização é contígua ao Centro Comunitário de Monsul, sofreu obras de requalificação e adaptação, tendo ficado capacitado para receber até 42 bebés e crianças, dos 0 aos 36 meses. As obras realizadas unem também, agora, o edifício que alberga as instalações daquele Centro à nova Creche, que, até à construção da Escola Básica do Cávado, se destinava ao ensino pré-escolar.
Este ambicioso projeto, da responsabilidade da “Em Diálogo - Associação para o Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso”, e que foi financiado pelo PRR, cria uma oferta para as famílias, no baixo concelho, indo de encontro às necessidades verificadas a este nível. De referir que a Póvoa de Lanhoso, além da Creche da Santa Casa da Misericórdia, localizada no centro da Vila, tem esta valência em Taíde e em Santo Emilião, ficando agora o território do concelho totalmente abrangido.
Nesta cerimónia, em que na plateia se encontravam representadas todas as forças vivas do concelho, o Presidente da “Em Diálogo”, António Lourenço, visivelmente emocionado, dirigiu-se ao público, começando por referir o nascimento desta Associação “quando surgiu, tinha como objetivos a luta contra a pobreza na Póvoa de Lanhoso e a resolução de problemas sociais. Passados 25 anos, queremos continuar a dar uma contribuição importante para o desenvolvimento social deste território, para a fixação de jovens nas suas comunidades, apoiando as famílias, e esta creche é o exemplo disso”.
Frederico Castro, na sua intervenção enalteceu o trabalho da “Em Diálogo”, que “fez a diferença na vida das pessoas, desde o seu ponto de partida. Todas as instituições e entidades”, continuou, “contribuíram para que a Em Diálogo pudesse fazer o seu importante papel para o desenvolvimento social do Concelho”. E, dirigindo-se à Ministra Mariana Vieira da Silva, referiu que “o cumprimento das metas do PRR deu mais um importantíssimo passo com a execução desta obra, e eu espero que a Póvoa de Lanhoso continue a ajudar a dar-lhe cumprimento. Mas para além do PRR que ajudamos a concretizar, temos outros projetos muito importantes no território que requerem a atenção da Câmara Municipal, mas também do Governo. O PARES 3 tem aqui um contributo fundamental para duas candidaturas ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, com a “Em Diálogo” e com o Centro Social e Paroquial de Garfe.”
Destacou, ainda, o papel que a autarquia tem assumido, com sentido de dever e de missão, estando ao lado das instituições de cariz social do concelho. “A Póvoa de Lanhoso é encarada e conhecida, há muitos anos, pela sua forte reputação no âmbito social e esse mérito é de todas as instituições que servem o nosso concelho. E eu quero que essa reputação se mantenha em alta pois iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que a Póvoa de Lanhoso continue na linha da frente no ponto de vista das soluções para as necessidades sociais.”
Numa intervenção em que começou por dar os parabéns a todos/as os/as funcionários da Associação pelos 25 anos de existência, a Ministra da Presidência enalteceu o trabalho que tem vindo a ser executado no terreno, desde 1998, em todas as frentes e em todos os combates à exclusão social, à pobreza, e a todos os desafios que se colocaram, na área social.
No segundo ponto da sua intervenção, esta governante chamou a atenção a inauguração desta obra, tão importante, que contribuiu para debelar um dos mitos relativos ao PRR, segundo o qual todas as obras se localizam em Lisboa, ficando contrariada a ideia de “centralismo” com que é habitualmente conotado. “É com grande satisfação que tenho a perceção que o PRR está um bocadinho por todas as terras, um pouco por todo o território.”
Em jeito de despedida, Mariana Vieira da Silva sublinhou que a “intervenção na área social é a espinha dorsal de uma sociedade justa, coesa e decente, para dar a todos oportunidades para desenvolver as suas vidas, e isso está muito bem simbolizado na creche que estamos a inaugurar hoje. Mas outros valores estão a ser usados e canalizados para a Póvoa de Lanhoso, que se espera venham a ser um grande contributo para o desenvolvimento não só do concelho, mas também do distrito de Braga, onde está inserido e que é um centro da dinâmica económica de que todo o país tem beneficiado.”
Com os melhores cumprimentos
|
|
| |
|
Sem comentários:
Enviar um comentário