Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Procurávamos perceber como vai Israel atacar a “teia de aranha” que se estende por baixo de terra, em Gaza.

Fotografia de Ana Sanlez
Ana Sanlez

Enquanto dormia…

… procurávamos perceber como vai Israel atacar a “teia de aranha” que se estende por baixo de terra, em Gaza. A intrincada rede de túneis foi inicialmente usada como método de contrabando, mas cresceu significativamente desde a década de 80 e é atualmente um centro de operações do Hamas. É ainda o local onde estão muitos dos reféns israelitas e, por isso, uma dor de cabeça para as Forças de Defesa de Israel. É também o tema da História do Dia de hoje. No nosso liveblog, pode acompanhar ao minuto os desenvolvimentos do conflito entre Israel e o Hamas. A última noite voltou a ser de fortes bombardeamentos em Gaza. Num ataque aéreo, morreram 18 pessoas da mesma família.

A invasão de um aeroporto no Daguestão, após a chegada de um avião de Israel, foi o incidente mais notório, mas não o único, da vaga de atentados antissemitas que se multiplicaram depois do 7 de Outubro. No Contra-Corrente de hoje queremos saber a sua opinião: o antissemitismo é uma ameaça que paira no Ocidente?  A partir das 10h00 ligue 910024185 e entre em direto com José Manuel Fernandes e Helena Matos.

Foi também enquanto dormia que o Observador lançou o trailer do novo podcast plus “O Encantador de Ricos”.É a história de Pedro Caldeira, lendário corretor na febre da Bolsa dos anos 80, que teve na mão o dinheiro grande parte dos ricos e poderosos do país dessa década. Mas acabou por perder tudo e fugir. A narração da história é da atriz São José Correia e The Legendary Tigerman faz a banda sonora original. A investigação e os guiões são de Edgar Caetano, a sonoplastia é de Artur Costa e a edição é de João Santos Duarte. Enquanto não estreia o primeiro episódio, no próximo dia 7 de novembro, pode ouvir o trailer.

Com a aprovação do Orçamento do Estado garantida,a primeira parte do debate na generalidade ficou marcada por um recuo no tempo. António Costa atirou à direita com referências à era Passos Coelho. Já a oposição recorreu às opiniões recentes de Pedro Nuno Santos (que ontem voltou a contradizer Costa na TAP) para atingir os socialistas. A Rita Tavares e a Mariana Lima Cunha fazem o rescaldo dos primeiros 240 minutos de debate. A discussão prossegue esta manhã e para a tarde está marcada a votação da proposta na generalidade. O Livre anunciou que vai abster-se.

Depois da crise que levou à demissão do CEO, e a apenas duas semanas do evento, a Web Summit tenta reconstruir a reputação ferida com uma nova líder. Katherine Maher é norte-americana, chefiou a Wikipedia e é especialista em estudos islâmicos e no Médio Oriente. A Cátia Rocha e a Inês Capucho traçam o perfil da sucessora de Paddy Cosgrave.

Mais previsível foi o desfecho da Bola de Ouro. Num ano em que Haaland ganhou tudo com o Manchester City e Ronaldo nem estava nos finalistas, Messi apanhou boleia do Mundial do Qatar e levantou a oitava distinção da carreira. No dia em que Maradona faria 63 anos.

Por fim, uma sugestão. Com novo disco, a fadista Sara Correia conta Em 40 Minutos como pegou no fado e rompeu (ainda que não totalmente) com a tradição para lhe dar uma roupagem pop, mas triste. No podcast, a fadista fala do bairro de Chelas, onde começou a cantar, mas também a jogar.

Observador




Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: