Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Os "arranjinhos" da Covid. Carneiro vai a jogo. E a reta final do OE - Embaixada de Portugal não responde à Comunicação Social


João Carlos `Quelhas´

Enquanto acordado...

... A Embaixada de Portugal em Berna, não responde aos E-mails colocados pela Comunicação Social sobre a contagem das eleições em cada Consulado. Lembro que as Eleições para eleger o Conselheiro das Comunidades Portuguesas na Suíça, Áustria e Itália (CCP) no dia 26 Novembro 2023, ganhou a Lista B: “Unidos na defesa dos direitos dos Emigrantes”. Posto isto, a contagem que a Revista Repórter X fez saber para a revista impressa e online e para o jornal Bom Dia no Luxemburgo, foi através do Sr. Manuel de Melo que nos forneceu a contagem de todos os consulados na Suíça. Itália e Áustria, segundo ele, por fontes de conhecimento no qual assinou o artigo.  

Ver artigo:

Ver artigo:







Pedro Raínho

Enquanto dormia…


… um dos candidatos à liderança do PS entrava em jogo.Depois de ter pedido mais clareza a Luís Montenegro na questão do Complemento Solidário para Idosos, José Luís Carneiro acabou por anunciar que também tem planos a esse respeito: quer tornar o apoio automático e independente de uma avaliação das condições financeiras dos filhos dos beneficiários. Ao fim de alguns dias sob uma frente de críticas, Luís Montenegro garantiu que nunca houve qualquer lapso ou erro nas suas palavras, quando anunciou a intenção de, até 2028, subir para os 820 euros o valor do Complemento Solidário para Idosos.

Tudo isto enquanto se concluíam asúltimas votações do Orçamento do Estado na especialidade. As contas da equipa de Economia do Observador no quarto dia de votações são clarinhas: foram aprovadas mais de 80 propostas para oposição ver. Hoje, é dia de votação final global — que o Observador vai acompanhar em permanência —, já com um olho nas eleições de março. Na História do Dia, o João Santos Duarte pergunta: O CDS está condenado à extinção ou saiu-lhe o jackpot com a antecipação das legislativas?

Também dávamos mais detalhes sobre a operação “Arrangements”. Numa investigação que tem como figura principal o antigo secretário de Estado da Juventude e Desporto João Paulo Rebelo, a PJ investiga suspeitas da prática de crimes de participação económica em negócio e abuso de poder, e que são “suscetíveis de constituir crimes de participação económica em negócio e de abuso de poderes, por titular de cargo político”. O titular de cargo político, já sabe quem é. João Paulo Rebelo é suspeito de favorecer um ex-sócio em 900 mil euros, através da adjudicação de testes Covid-19. O agora deputado do PS estava em Espanha quando teve conhecimento de que era visado nas buscas da PJ, regressou de imediato a Lisboa e dirigiu-se às instalações da Judiciária assim que chegou. Mas não foi detido — não foi, sequer, constituído arguido.

E a Finlândia tomava a decisão de fechar a maior fronteira externa da União Europeia.As barreiras já não eram suficientes e, confrontada com uma vaga migratória de cidadãos do Médio Oriente e do Norte de África, Helsínquia decidiu encerrar todos os pontos de entrada a partir de território russo. A medida tem efeitos a partir de 13 de dezembro. O Kremlin, que era suspeito de facilitar — se não mesmo promover — esse fator de tensão às portas da UE fica agora com um problema para gerir. A reação, pela voz do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russos, foi tudo menos contida, ou sequer diplomática: “Os cidadãos finlandeses vão sofrer”, avisou Alexander Grushko.

No Médio Oriente, ficava concluída, sem sobressaltos, mais uma troca de reféns e prisioneiros entre Israel e o Hamas: o grupo terrorista libertou 12 pessoas — 9 mulheres e uma rapariga israelitas e dois cidadãos tailandeses — e do lado de Jerusalém foram entregues 30 palestinianos (alguns dos quais referiram-se às condições em que estiveram detidos como “horríveis”, descrevendo situações de violência física, sobrelotação das celas, privação de sono, restrições alimentares e recusa de acesso a cuidados médicos). Enquanto decorria a troca, os diretores da Mossad e da CIA estiveram no Qatar para discutir a possibilidade de um prolongamento do período de tréguas na região. Continuamos a acompanhar o conflito em permanência no nosso liveblog diário.

Nesta newsletter encontra as notícias essenciais para começar o dia bem informado. E também pode testar as suas capacidades nos novos desafios do AbraPalavra e do Sudoku. E, antes de o Orçamento do Estado ser votado esta quarta-feira, tem ainda oportunidade de construir o seu próprio orçamento, no jogo disponibilizado pelo Observador. Como sempre, mantemos toda a informação atualizada ao longo do dia no nosso site e na nossa rádio.




Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: