Póvoa de Lanhoso apresentou Boas Práticas de Responsabilidade Social das Organizações
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através da Vice-Presidente Fátima Moreira, partilhou a experiência e práticas locais no decorrer da XIV Convenção da Rede Portuguesa de Responsabilidade Social das Organizações, realizada no dia 25 de janeiro, em Lisboa, visando assinalar o Ano Europeu das Competências.
A representante da Autarquia interveio na Mesa Redonda que abordou as Boas Práticas de Responsabilidade Social e deu conta de algumas das medidas e dos projetos existentes e em implementação no Município Povoense, que traduzem a preocupação com os desafios que o tema acarreta para as políticas públicas.
Do ponto de vista interno, ou seja, no tocante à relação com os/as funcionários/as, Fátima Moreira apontou as medidas diversas, destacando-se uma que é pioneira em termos nacionais e que se prende com a dispensa de colaborador/a, por um período de duas horas, no dia de aniversário de pai e da mãe com idade igual ou superior a 65 anos. A dispensa aos/às funcionários/as no dia de aniversário e a dispensa de meio dia na data do aniversário de filhos/as com menos de 12 anos foram também exemplos apontados.
Do ponto de vista externo, ou seja, na relação da Autarquia com a comunidade, Fátima Moreira deu o exemplo da “Eco loja social” e da “Empresa Solidária”. Estes exemplos são reflexo da forma como a Autarquia da Póvoa de Lanhoso entende a responsabilidade social. Ou seja, como entidade capaz de dinamizar, concentrar e direcionar as sinergias da comunidade para o desenvolvimento de projetos de cariz social.
De resto, a partilha da boa prática que é a “Empresa Solidária” levou a que o projeto fosse referenciado, na sessão de encerramento da convenção, pelo Presidente da Associação Portuguesa de Saúde, Higiene e da Segurança no Trabalho para o Desenvolvimento e Cooperação Internacional – ONGD (uma das entidades que dirige a RSO PT), Victor Jorge.
Nesta Convenção, participaram ainda nomes como Miguel Fontes, Secretário de Estado do Trabalho; Augusto Mateus, antigo Ministro da Economia; e Carla Tavares, Presidente da CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.
A Rede RSO PT - Rede Nacional de Responsabilidade Social das Organizações é uma estrutura aberta, multissectorial e multifuncional, que agrupa instituições de referência do mundo empresarial e da sociedade civil em Portugal, que promove a responsabilidade social das organizações.
Na sua XIV Convenção, a RSO PT debateu as competências, produtividade e salários em Portugal, no ano em que se assinala o Ano Europeu das Competências.
Com os melhores cumprimentos
Berta Carvalho Zehrfuss
|
|
| |
|
Sem comentários:
Enviar um comentário