Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Póvoa de Lanhoso mantém combate à vespa asiática

Póvoa de Lanhoso mantém combate à vespa asiática




No ano de 2023, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso, em articulação com o Serviço Municipal de Veterinária, intervencionou 554 ninhos de Vespa Velutina (vespa asiática).

No ano passado, e devido a uma conjugação de fatores, verificou-se um aumento do número de avistamentos de vespa asiática um pouco por todo o país e o concelho da Póvoa de Lanhoso não foi exceção.

Nesse sentido, foram 685 as notificações recebidas pelos serviços municipais, mas apenas 554 se confirmaram como sendo ninhos de vespa asiática.

Atualmente, na Póvoa de Lanhoso, os ninhos são intervencionados através da inoculação de um biocida próprio para o efeito. Este método permite uma maior eficácia e celeridade na intervenção, contudo, os ninhos mantêm-se no local até à sua queda natural.

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso já se encontra no terreno a implementar e a operacionalizar a rede de armadilhas existente pelo concelho, com o objetivo de capturar as vespas fundadoras que venham a vigorar no próximo ciclo biológico.

Os ninhos de vespa asiática podem ser de grandes dimensões, redondos ou em forma de pera, com abertura lateral, encontrando-se, de um modo geral, na copa das árvores a grande altitude, mas também em qualquer outro local.

Todos os avistamentos de vespas ou de ninhos (mesmo em caso de dúvida) devem ser comunicados para:

253 639 700

protecaocivil@mun-planhoso.pt

 

Com os melhores cumprimentos

Berta Carvalho Zehrfuss


 

 

 


GABINETE DE C
OMUNICAÇÃO
MUNICÍPIO DA PÓVOA DE LANHOSO
Av. da República | 4830-513 Póvoa de Lanhoso
Telf.: 253 639 700 | Ext. 369
www.povoadelanhoso.pt


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: