Lucros da TAP:
A verdade por trás das taxas de bagagem
A TAP, Transportadora
Aérea Portuguesa, não revelou toda a verdade sobre os seus lucros, anunciados
no valor de 177,3 milhões de euros.
Quando os passageiros
colocam as malas no tapete rolante e balança, são muitas vezes prejudicados
pelos funcionários que as despacham. A gerência da TAP não deve ficar impune,
pois os funcionários devem obedecer à administração, e isso não deve ser
ignorado.
Vou
referir casos concretos:
dois adultos e duas
crianças apresentam quatro malas - uma grande, uma média e duas pequenas -
portanto, com direito a todas as 3 malas pequenas grátis e a grande paga à
parte na compra do voo. No entanto, um funcionário implicou-se com a mala
média, alegando que tinha a altura e o comprimento certos, mas uma largura
excedente em dois centímetros, alegando ter medidas de uma mala grande.
Enquanto nenhuma das
malas ultrapassava o peso, ele focava-se apenas na largura da mala média para
cobrar valores extras.
Outra
situação é quando um viajante pode levar duas malas: uma de porão e uma de
cabine, por exemplo:
uma mala com mais de
3 kg e a outra mala com menos de 5 kg. No entanto, são obrigados a pagar o
excesso de peso de uma mala ou redistribuir o peso entre elas, mesmo que o peso
de uma mala compense o da outra mala. É um trabalho desnecessário! Aqui, o
que interessa à TAP, ou a qualquer outra companhia aérea, é extorquir dinheiro,
cobrando o excesso de peso de uma mala em vez de redistribuir o peso entre as
malas do mesmo passageiro.
Relato ainda quando
os passageiros pagaram duas guitarras na vinda para a Suíça no valor de 120
euros, quando supostamente viriam como bagagem de cabine, mas considerando o
braço comprido dos instrumentos, usaram a má-fé, até porque o peso era bem
menor que o de uma mala. Na ida fui ao aeroporto de Zurique reclamar e as
mesmas guitarras não pagaram nada, substituíram as malas pequenas. Pedimos
reembolso da vinda e não pagaram. É extremamente desagradável, deplorável e
depois abrem as goelas a dizer que tiveram milhões de lucros e á custa de
quem!?
Dos passageiros
lesados...!
Não viajo mais com a TAP...!
Estes últimos casos
serão relatados à TAP para não só reembolsar, mas também reclamar por justiça.
Referir 2 cm na
largura foi o motivo de cobrarem 60 euros. Acrescento que o funcionário da
empresa disse que seria punido e que tinha de obedecer às regras, enquanto numa
situação semelhante deixou passar. Aqui vê-se a incapacidade ou insegurança do
funcionário e a pressão que ele pode ter por parte da administração da TAP.
Assim, transgrediu duas vezes, pois teria de cobrar pelas duas malas ou por
nenhuma. No entanto, como é submisso, tenta ser simpático para com o cliente a
aceitar, convencendo que uma mala ia grátis para deixarmos de reclamar, pois
havia uma longa fila atrás. A isto designa-se por corrupção!
O valor a reaver será
pedido posteriormente.
A TAP anunciou lucros
históricos de 177,3 milhões de euros em 2023, revelou a revista Repórter X.
Este valor representa um aumento de 2,7 vezes em relação aos 65,6 milhões de
euros registados em 2022. A verdade da mentira ou omissão dos factos, é que a verdade
dos lucros relatados tem a ver com extorsão de dinheiro aos passageiros nas
pesagens e medidas das malas entre outras artimanhas. Apesar disso, a companhia
enfrentou prejuízos no quarto trimestre do ano. Além disso, a TAP alcançou o
maior valor de receitas operacionais de sempre, totalizando 4,2 mil milhões de
euros em 2023.
O número de
passageiros transportados aumentou em 15,2%, atingindo os 15,9 milhões,
aproximando-se dos níveis de 2019. A companhia operou mais voos, com um aumento
de 11%, alcançando 88% dos níveis pré-pandemia. A taxa de ocupação dos aviões
subiu para 80,8% em 2023.
Apesar dos bons
resultados financeiros, os custos operacionais recorrentes aumentaram em 18,3%,
totalizando 3.829,0 milhões de euros. Os custos com pessoal quase duplicaram,
chegando aos 722,6 milhões de euros. A TAP compromete-se a manter sua
trajetória de crescimento sustentável em 2024, continuando a executar sua
estratégia para se tornar uma companhia aérea lucrativa e melhorando
constantemente suas operações, investindo em seus colaboradores e clientes,
fortalecendo o foco nos mercados-chave e gerenciando custos de forma eficiente.
O ex. Primeiro-ministro, António Costa refere que já se pode vender a TAP, os
portugueses em maioria acham que a TAP, assim bem como o Fado, a equipa das
"quinas" selecção nacional portuguesa de futebol, o Santuário de
Nossa Senhora de Fátima, o hino nacional "a portuguesa" ou até o CR7
ou o autor Quelhas, são ícones internacionais de Portugal e não se deve
privatizar a TAP.
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