Póvoa de Lanhoso esteve presente no XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras
A Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Fátima Moreira, representou a Póvoa de Lanhoso neste Congresso Internacional, que decorreu entre os dias 21 e 24 de Maio, em Curitiba, no Estado do Paraná, no Brasil.
O evento reuniu líderes, educadores/as e especialistas de 134 cidades de 12 países, que se reuniram para discutir e promover práticas inovadoras que transformam as nossas comunidades em espaços de verdadeira aprendizagem e de desenvolvimento contínuo.
O tema da edição deste ano foi a “Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na Cidade Educadora: transformando o presente” e a Póvoa de Lanhoso candidatou-se, e foi selecionada para partilhar o projeto da Rota dos Monumentos Inclusivos. Fátima Moreira apresentou esta Rota, tendo como apoio um painel interativo onde estava vertida toda a informação relativa aos Monumentos Inclusivos povoenses, podendo tornar-se um exemplo e inspiração para outros/as.
O interesse que o projeto suscitou nos/as inúmeros/as participantes representa motivo de grande orgulho, ainda mais pelo interesse demonstrado na sua replicação e implementação noutros territórios.
A partilha de boas práticas entre nacionais e estrangeiros, que foi um dos principais motes deste Congresso, permitiu a todos/as os/as presentes aprofundar o compromisso com a causa da educação.
Foi ainda definido, na Assembleia Geral das Cidades Educadoras, integrada neste Congresso, que a Língua Portuguesa seria a língua oficial desta Rede, o que prova a forte adesão e presença de Portugal e a sua importância no seio desta entidade.
Os dados ficam lançados para a emancipação além-fronteiras do trabalho que é feito pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o que nos compromete cada vez mais com a causa da educação, especialmente ao nível da inclusão.
Melhores cumprimentos,
Cláudia Oliveira da Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário