Cidadão:
Bom dia,
Cara Senhora, CENTRO DE ATENDIMENTO CONSULAR | SUÍÇA
Vivo na
zona consular de Zurique e estou sinceramente com dificuldades de entrar no
sistema para regularizar os meus dados. Não consigo fazer o pedido de alteração
de morada. Em primeiro lugar, não consigo fazer o registo! Ora então, se não
consigo me registar, como é que consigo entrar para fazer um agendamento para
resolver o problema online?
E quando
digo o meu problema, serão milhares de pessoas, tal como eu, que não conseguem.
É muita burocracia do Governo, o sistema não é perceptível a pessoas comuns!?
Cara
Senhora, CENTRO DE ATENDIMENTO CONSULAR | SUÍÇA, diga-me por favor se podemos
agendar uma hora para o vosso número facultado?
CAC:
Caro Sr.,
Agradecemos
o seu contacto.
Atentos à
questão enviada, a qual mereceu a nossa melhor atenção, informamos que
reiteramos a informação dada no e-mail anterior. Terá de efectuar um
agendamento online.
Com os
melhores cumprimentos,
Estamos a
fazer um estudo, em conjunto com a Universidade Nova de Lisboa, para melhorar o
atendimento que lhe prestamos. A sua opinião conta muito para nós. Conte-nos a
sua experiência preenchendo este questionário de forma anónima.
Muito
obrigado por nos ajudar a melhorar!
Telef:
Ao
telefone, convicto de que conseguia mudar os meus dados de morada no Cartão de
Cidadão, cheguei à triste conclusão de que não o consigo fazer sem que vá ao
Consulado, pois é inevitável. Poderia fazê-lo se tivesse uma palavra-chave dada
no próprio Consulado; ora, para isso resolve-se no Consulado e era escusado
tanto esforço, quando podiam simplificar e marcar as consultas por e-mail ou
telefone, e os Consulados inseriam os dados e estava feito. A nossa assinatura
já lá está. Se é para pagarmos, enviavam os dados para pagar e não precisamos
de todo ir ao Consulado!
Quer o site
do Consulado, das Finanças, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e outros
sítios do Estado Português, são de tamanha dificuldade para quem não sabe; têm
informação a mais e muito confusa. Podiam estes sítios de Portais do Governo
ter uma plataforma directa com um formulário e facultavam os cidadãos!
Aproveitando
estar com o centro de atendimento, demonstrei o meu descontentamento: Em
primeiro lugar nos e-mails não respondem às questões levantadas e insistem que
temos de fazer online, quando pedimos ajuda por dificuldade! O site é só para
entendidos, o povo não sabe trabalhar com tecnologias complicadas e confusas e
perdem horas a fio a tentar, até que cheguem à exaustão e liguem para os
respectivos números do CENTRO DE ATENDIMENTO CONSULAR | SUÍÇA.
Qualidade
do serviço:
Em
conversa, fiquei a saber que o serviço é externo, atendido fora dos Consulados.
Não vamos dizer que o serviço de atendimento é mau, porque quem atende é
pacífico e ajuda o melhor que pode, isso não está em causa. O problema é a
forma da construção do sítio/Portais do Governo… E na interajuda lá conseguimos
registar no Portal dos Negócios Estrangeiros e pedir noutra fase o agendamento
da consulta!
CAC:
Ex.mo(a)
Sr.(a),
Agradecemos
o seu registo na plataforma de Agendamentos Online.
Para
concluir o seu registo:
Aceda ao
site.
Introduza o
seguinte código de confirmação do registo: (). Caso não confirme o seu registo
no período de 60 minutos do momento em que fez o seu registo na plataforma, o
mesmo será eliminado.
CAC:
Agendamento
Concluído: O seu agendamento foi concluído com sucesso. Caso não tenha recebido
o e-mail de confirmação, poderá fazer a manutenção deste e de outros
agendamentos no botão em baixo.
Agendamentos:
Quais são
os próximos passos?
Para que
não restem dúvidas sobre o seu agendamento, aqui fica um resumo do que deverá
fazer.
Data de
realização e horário do agendamento: (). de Julho de 2024 - 13:30-13:45
Familiar 1 - 13:45-14:00 Consulado Geral de Portugal em Zurique
Verifique
que tem consigo todos os documentos necessários à realização do serviço.
No dia do
agendamento, deverá fazer-se acompanhar do e-mail recebido com os dados da
marcação e os documentos.
Confirmação
de agendamento:
CAC:
Ex.mo(a) Sr.(a),
Envia-se
confirmação de agendamento para Cartão de Cidadão no Consulado Geral de
Portugal em Zurique.
Resumo do
agendamento: Data: 2 de Julho de 2024, 13:30-13:45
Local:
Consulado Geral de Portugal em Zurique
Acto:
Cartão de Cidadão
Nome: ().
Número de
documento de identificação: (). E-mail: ().
Apelo:
Uma vez que
incutem o nome da Universidade Nova de Lisboa num estudo com o Governo,
apela-se à simplificação dos serviços. Não sou contra a evolução, mas
esquecemo-nos que ainda há muita alfabetização, há dificuldades em entrar no
sistema correctamente e as coisas podiam ser mais ponderadas. Assim, os
Consulados por vezes têm filas de pessoas à espera de vez, porque não conseguem
agendar online no sítio/Portal do Governo.
As consultas por e-mail e telefone deveriam funcionar, os serviços consulares registavam no sistema, já que eles estão habituados a trabalhar com as ferramentas. Além disso, os portais do Governo em geral deveriam ter um formulário para cada caso a tratar. Se carecesse de uma assinatura, poderíamos tirar uma cópia em casa, assinar e enviar pelo correio ou enviar por e-mail depois de digitalizar no Scanner. Tudo muito fácil e andam estes experts a lixar-nos a moina! Seria tudo muito fácil e evitaríamos tanto esforço desnecessário!
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