Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Bibliografia da artista Paula Pires

Bibliografia da artista Paula Pires

 


Paula da Silva Pires, um talento natural de Vila Flor, Trás-os-Montes, nasceu em 1971, numa família humilde e respeitada, onde o amor e a família eram os valores mais importantes. Cresceu numa casa com oito irmãos, onde, desde cedo, foi exposta ao mundo das artes, tanto na escola como em casa. A sua infância foi marcada por uma felicidade simples, participando activamente em eventos escolares e sendo influenciada pela dedicação dos pais às artes, especialmente à poesia, à música e ao canto. A sua família esteve sempre profundamente envolvida em actividades culturais, como o grupo de Danças e Cantares da terra, que ainda hoje é gerido por membros da família. Esta influência levou Paula a desenvolver uma paixão pelo fado, que se tornou um hobby ao longo da vida, partilhando a sua voz em várias ocasiões, desde o trabalho a encontros familiares e festas locais.

 

Paula Pires destaca-se como uma voz vibrante do fado, adaptando letras de sua autoria a melodias clássicas. O seu grande sonho sempre foi editar um livro de poemas e gravar um CD de fados, objectivos que finalmente começou a concretizar. No dia 29 de Abril de 2023, Paula realizou um dos seus maiores sonhos: o lançamento do seu CD intitulado "Obrigado Pela Vida", com 12 temas originais, que foi apresentado no Auditório do Centro Cultural Adelina Campos, em Vila Flor. O evento, apoiado pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Eng.º Pedro Lima, foi um sucesso absoluto, enchendo a sua terra natal de encanto e alegria, e atraindo pessoas de várias partes do país e do estrangeiro.

 

Paula dedicou este projecto aos seus pais, que já partiram, e a todos aqueles que a apoiaram ao longo da sua vida. O evento contou com a presença de várias personalidades e artistas, incluindo Alexandre Faria, responsável pela produção do CD. Na véspera, realizou-se um espectáculo com vários artistas da NPC Produções, transmitido em directo na televisão, onde Paula também se apresentou. Além disso, Paula continua a colaborar com a Rádio Voz de Portugal, onde, juntamente com o director Joaquim Parente, apresenta o programa "O Cantinho do Fado" todos os sábados.

 

A música é uma parte central da vida de Paula, e ela continua a explorar e a aperfeiçoar-se na música portuguesa, tendo aulas de concertina há três anos com a Professora Laurence de Oliveira. Um dos seus projectos futuros envolve a colaboração com o seu irmão, Fernando Silva, que escreve belos poemas que Paula espera cantar um dia. Paula também se destaca pela sua capacidade de cantar com humor à capela, como na música "Eu Sou Esquisito", uma letra de Quelhas, da revista Repórter X, na qual Paula também tem participado. Esta música foi registada pelo acordeonista e Prof. Rui Alves, onde Paula subverte a marotice machista da letra ao cantá-la com a sua voz feminina.

 

É de referir que Paula tem uma grande estrelinha no céu: Linda de Suza. Grande referência na música portuguesa e francesa, Linda foi um marco para os emigrantes. Sempre deu a Paula Pires bons conselhos para a sua vida artística, avisando-a de que poderia encontrar muitos obstáculos pelo caminho, mas que, com sabedoria, os conseguiria ultrapassar.

 

Paula Pires é também madrinha da Rádio Terras de Lanhoso, uma responsabilidade que abraçou com orgulho. Um dos eventos mais marcantes da sua carreira recente foi a sua participação no 5.º aniversário desta rádio, na terra da Maria da Fonte, onde o evento reuniu 23 artistas de várias cidades de Portugal e de países europeus, celebrando a riqueza cultural dos emigrantes.

 

Paula é uma artista que não só persegue os seus próprios sonhos, mas também se dedica a promover o trabalho daqueles que a rodeiam. O apoio incondicional do seu marido, das filhas e da neta tem sido crucial na realização dos seus sonhos. Paula Pires é, sem dúvida, uma estrela em ascensão, cujo talento e dedicação à música e à cultura portuguesa continuam a brilhar, tanto em Portugal como além-fronteiras.

 

Por autor: Quelhas

 

Sem comentários: