Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Ventos fortes do tufão Milton vindo da Flórida, visitaram Bülach na Suíça

Ventos fortes do tufão Milton vindo da Flórida, visitaram Bülach na Suíça 


Eram cerca das 4 da madrugada quando a revista Repórter X relatou a passagem do ciclone Milton na Zona de Bülach, na Suíça. O tufão fez-se sentir de forma intensa, com ventos barulhentos e objectos a voar pelos ares, como vasos de plantas e estendais. Ainda não se conhece o estado das árvores e dos objectos das varandas que foram arrastados. A intensidade dos ventos foi ensurdecedora, causando medo e apreensão. Tempestades fortes são comuns, mas saber que os ventos eram oriundos do tufão Milton aumentou ainda mais o receio. A qualquer momento, uma cadeira ou outro objecto podia atravessar as janelas de vidro. O céu estava limpo, com alguns aguaceiros. Por volta das 4h30, a temperatura e os ventos já estavam mais calmos, embora a chuva persistisse. Felizmente, a luz não falhou.

Furacões, tufões ou ciclones tropicais são diferentes nomes para o mesmo fenómeno: vórtices de ventos contínuos formados sobre águas quentes do oceano. O furacão Milton, que atingiu a Suíça como ciclone, é um desses fenómenos. Estes sistemas de baixa pressão atmosférica ocorrem quando a temperatura do mar atinge cerca de 27º C e há uma grande quantidade de vapor de água. À medida que os ventos giram em torno da baixa pressão, formam uma estrutura em espiral com um "olho" no centro, onde as condições são mais calmas e sem nuvens.

A intensidade do ciclone é medida pela pressão no centro e pela velocidade dos ventos, que podem ultrapassar 200 km/h perto do olho do furacão, formando muralhas de nuvens que trazem chuvas intensas, trovões e relâmpagos. Embora o olho do ciclone seja uma área de calma, a periferia pode ser devastadora, com ventos fortes e chuvas torrenciais. É este o fenómeno que, por breves horas, perturbou a tranquilidade da madrugada em Bülach.

Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: