Junto em anexo o projeto de voto de pesar, de que sou o primeiro subscritor, pelo falecimento de António Fernandes, um membro ilustre da comunidade portuguesa em França, antigo presidente da Academia do Bacalhau de Paris e Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paris, uma personalidade respeitada e querida de todos. O voto foi também assinado posteriormente por muitos colegas do Grupo Parlamentar do PS.
Projeto de Voto n.º 476/XVI/1.ª
De pesar pelo falecimento de António Fernandes
António Fernandes faleceu em Paris, aos 69 anos de idade, deixando um grande vazio e consternação entre a comunidade portuguesa. Era apreciado por todos pela sua generosidade, cordialidade e solidariedade, mas também pela sua frontalidade.
Nascido na freguesia de Argozelo, no concelho de Bragança, em 1955 e tendo emigrado para França ainda jovem, é também na sua terra natal que ficará em repouso eterno, o que atesta a sua profunda ligação às origens.
Teve um percurso de trabalho duro, como muitos portugueses que deixaram o país em busca de uma vida melhor, tendo vencido na vida, tornando-se um empresário de sucesso no setor da limpeza, com sentido de justiça para os seus empregados e para com todos os que o rodeavam. A simplicidade no relacionamento com os outros era uma das marcas da sua personalidade, bem como a procura de consensos entre os membros da comunidade. Procurava sempre a união e a concórdia entre os concidadãos e era por isso também muito apreciado. Prova disso foi a imensa multidão de compatriotas que se reuniu na igreja de Saint-Honoré d’Eylau para lhe prestar homenagem e no funeral na sua terra natal.
O seu espírito solidário e generoso e de dedicação à comunidade levou-o a ser presidente da Academia do Bacalhau de Paris, sendo-lhe atribuído o título de presidente honorário, aprovado por todas as academias do mundo. Posteriormente, foi Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paris, sempre com o mesmo espírito generoso e altruísta, sempre com grande dedicação à comunidade.
Assim, reunida em plenário, a Assembleia da República lamenta o falecimento de António Fernandes e manifesta-lhe o seu reconhecimento e gratidão pela sua dedicação à comunidade portuguesa em França e envia aos seus familiares e amigos as mais sentidas condolências.
Palácio de São Bento, 3 de dezembro de 2024
As Deputadas e os Deputados,
Paulo Pisco
Assunto: Projetos de Voto que deram entrada
Deu entrada na Assembleia da República o Projeto de Voto n.º 476/ XVI/1.ª De Pesar (PS, PAULO PISCO (PS)) De pesar pelo falecimento de António Fernandes .
Paulo Pisco
Grupo Parlamentar do Partido Socialista
Deputado pelo Círculo da Europa
Coordenador na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas
Member of the National Parliament
Coordinator in the Foreign Affairs Committee
Assembleia da República - Palácio de S. Bento - 1249-068 Lisboa, Portugal
Tel: +351.21.391 7316
E-mail: ppisco@ps.parlamento.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário