Ornitologia: Passagem excepcional de grous-cinzentos no céu suíço
A época de migração começou para estas aves, e grupos de até 800 indivíduos foram avistados no nosso país, um fenómeno nunca antes visto na Suíça.
Christine Talos
Nestes dias, vale a pena erguer os olhos ao céu. Poderá ter a sorte de ver passar, não gansos selvagens como na famosa canção de Michel Delpech, mas sim grous-cinzentos. E, tal como os gansos, estes também partem em direcção ao sul.
A migração de outono destes grandes pássaros teve início, informou esta terça-feira a Estação Ornitológica Suíça de Sempach. Grandes "esquadrilhas" de grous, voando em formação em "V" para o sul, têm sido avistadas. Um grupo de 800 indivíduos foi observado – algo inédito na Suíça. Um número recorde destes gruídeos em trânsito também foi registado na Baviera, na vizinha Alemanha.
Os grous-cinzentos migram principalmente da Escandinávia e do nordeste da Europa para sudoeste, utilizando um corredor muito estreito em direcção à Espanha, segundo explica Sempach. Outra rota vai da Finlândia até ao norte de África, via Hungria e Itália.
A Suíça não está directamente situada nestas "autoestradas dos grous". Até há poucos anos, esta ave era apenas um migrante raro de passagem pelo nosso país. Porém, desde 2011, o número de grous avistados tem vindo a aumentar.
A estação ornitológica explica que parte dos grous, que costumavam sobrevoar o parque nacional húngaro de Hortobágy para se dirigir ao norte de África via Itália, alteraram o seu trajecto, passando agora pela região da Camarga, em direcção a Espanha, provavelmente devido a fortes ventos de leste. Desde então, a Suíça faz parte desta nova rota migratória, que parece agradar aos grous, que regressam agora anualmente para "trombetear" (o som característico do seu chamamento) no céu helvético.
Sem comentários:
Enviar um comentário