Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Problemas de higiene e falta de apoio a pessoas em situação de rua na Estação de Bülach

Problemas de higiene e falta de apoio a pessoas em situação de rua na Estação de Bülach



Basicamente, todos os dias sou utilizador dos caminhos-de-ferro em Bülach, onde tenho noticiado várias vezes sobre um mendigo. Mas, desta vez, venho reforçar, pela segunda vez, o aviso sobre o cheiro horrível que se sente dentro da plataforma, que está vedada por vidros e uma porta, onde nos podemos sentar para descansar ou para nos protegermos do frio. Ali, o cheiro é muito mau – uma mistura de suor, cerveja, cigarros e drogas. A foto tem vestígios de algo semelhante! A polícia, sabendo deste problema, respondeu a um e-mail, sugerindo que se ligue para os SBB. A Segurança Social, por sua vez, respondeu sobre o mendigo, dizendo para contactar a polícia.

Há alguns dias, vi a polícia impedir que, por volta das 23h, o mendigo ali dormisse. Fiz sinal à polícia para relatar que já tinha abordado aquele homem e que ele aceitava ajuda da Segurança Social, mas preferiram afastá-lo. Pergunto: se ele não dormiu ali, dormiu noutro local. Então, o problema persiste! Em seguida, falei com os funcionários da SBB, responsáveis pelo controlo dos caminhos-de-ferro e dos comboios, mas nada adiantou, como se não tivessem interesse em resolver a situação.

A Segurança Social continua sem agir. Poderia zelar pelo bom ambiente da nossa pequena cidade, em vez de permitir que esta se inunde de mendigos, como em Zurique. Até agora, conheço apenas esta pessoa – um homem descendente de venezuelanos e suíços. Ele diz-me que aceita ajuda, mas a Segurança Social afirma que ele a recusa. Recordo que o homem contou ter sofrido um acidente que o deixou inválido e que recebe uma pensão da IV-Invalidez. Todos sabem que uma pensão ou reforma na Suíça não é suficiente para viver, e muitas destas pessoas, por doença, acidente ou velhice, dependem da ajuda da Segurança Social. Contudo, esta muitas vezes retém a sua pequena pensão e dá-lhes uma quantia mínima para os seus vícios, controlando-as como se estivessem num lar de terceira idade ou numa prisão. Talvez por este motivo, os mendigos nesta situação prefiram a liberdade, mesmo sem cuidados ou higiene adequados.

Isto leva a que se tornem cada vez mais desfavorecidos e doentes, sendo rejeitados pela sociedade e deixando os espaços públicos sujos. A solução passa por conversar com este tipo de pessoas como cidadãos, abordá-los como um utilizador dos caminhos-de-ferro e tratá-los com respeito, como faço, e muitos aceitam ajuda. Estas pessoas são especiais e precisam de conversas que fujam do regime de autoridade, que acabam por rejeitar, como foi o caso da polícia ao expulsá-lo dali.

Nota: os SBB devem manter o espaço limpo, e as autoridades devem agir com cuidado, ajudando pessoas sem pressões e sem julgamentos.

Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: