Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

terça-feira, 28 de maio de 2024

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso sensibiliza estudantes de Erasmus sobre tema da Igualdade

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso sensibiliza estudantes de Erasmus sobre tema da Igualdade



 

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do SIGO - Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e Oportunidades, dinamizou um workshop junto de estudantes da comitiva Erasmus, que esteve no Concelho.

Esta iniciativa surgiu como resultado de um convite do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso. O workshop, sobre Igualdade de Género e de Oportunidades, realizou-se nas instalações da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso (ESPL), no dia 15 de maio.

Os/As estudantes, provenientes da Espanha e de uma turma do 10º ano da ESPL, ficaram mais informados/as sobre os níveis de Igualdade nas várias vertentes da vida.

A informação foi, sempre que possível, colocada em paralelismo com o país vizinho, fomentando, desta forma, a reflexão sobre a situação em dois territórios que, embora próximos, vivem realidades diferentes, existindo ainda algo de substancial a separá-los nesta matéria.

Ficaram igualmente conhecedores/as da evolução da igualdade em Portugal, tendo-lhes sido referidos os principais marcos no país, alguns deles, no seguimento de tratados e documentos internacionais, aos quais Portugal se associou.

De forma complementar, foi aludido que o ponto de partida na luta pela igualdade no nosso país deverá ter ocorrido na Póvoa de Lanhoso, em 1846, através da revolta protagonizada pela nossa heroína, Maria da Fonte.

A (des)igualdade no trabalho, no emprego, na família, no uso dos tempos, nos cargos de liderança, na política e na segurança, dando aqui enfoque ao contexto doméstico, foram algumas das temáticas abordadas acompanhadas por dados estatísticos locais, nacionais e europeus.

No final, foi proposto aos alunos e às alunas que participassem nas atividades práticas em grupo, o que proporcionou a interação entre todos e todas e que, de uma forma descontraída, descobrissem conceitos, para alguns/algumas desconhecidos ou usados indevidamente.

 

Melhores cumprimentos,

Cláudia Oliveira da Silva


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: