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segunda-feira, 17 de junho de 2024

AS DIFICULDADES DE ASCESSO AO CENTRO DE ATENDIMENTO CONSULAR | SUÍÇA

Cidadão:

Bom dia, Cara Senhora, CENTRO DE ATENDIMENTO CONSULAR | SUÍÇA

Vivo na zona consular de Zurique e estou sinceramente com dificuldades de entrar no sistema para regularizar os meus dados. Não consigo fazer o pedido de alteração de morada. Em primeiro lugar, não consigo fazer o registo! Ora então, se não consigo me registar, como é que consigo entrar para fazer um agendamento para resolver o problema online?

E quando digo o meu problema, serão milhares de pessoas, tal como eu, que não conseguem. É muita burocracia do Governo, o sistema não é perceptível a pessoas comuns!?

Cara Senhora, CENTRO DE ATENDIMENTO CONSULAR | SUÍÇA, diga-me por favor se podemos agendar uma hora para o vosso número facultado?

 

CAC:

Caro Sr.,

Agradecemos o seu contacto.

Atentos à questão enviada, a qual mereceu a nossa melhor atenção, informamos que reiteramos a informação dada no e-mail anterior. Terá de efectuar um agendamento online.

 

Com os melhores cumprimentos,

 

Estamos a fazer um estudo, em conjunto com a Universidade Nova de Lisboa, para melhorar o atendimento que lhe prestamos. A sua opinião conta muito para nós. Conte-nos a sua experiência preenchendo este questionário de forma anónima.

Muito obrigado por nos ajudar a melhorar!

 

Telef:

Ao telefone, convicto de que conseguia mudar os meus dados de morada no Cartão de Cidadão, cheguei à triste conclusão de que não o consigo fazer sem que vá ao Consulado, pois é inevitável. Poderia fazê-lo se tivesse uma palavra-chave dada no próprio Consulado; ora, para isso resolve-se no Consulado e era escusado tanto esforço, quando podiam simplificar e marcar as consultas por e-mail ou telefone, e os Consulados inseriam os dados e estava feito. A nossa assinatura já lá está. Se é para pagarmos, enviavam os dados para pagar e não precisamos de todo ir ao Consulado!

 

Quer o site do Consulado, das Finanças, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e outros sítios do Estado Português, são de tamanha dificuldade para quem não sabe; têm informação a mais e muito confusa. Podiam estes sítios de Portais do Governo ter uma plataforma directa com um formulário e facultavam os cidadãos!

Aproveitando estar com o centro de atendimento, demonstrei o meu descontentamento: Em primeiro lugar nos e-mails não respondem às questões levantadas e insistem que temos de fazer online, quando pedimos ajuda por dificuldade! O site é só para entendidos, o povo não sabe trabalhar com tecnologias complicadas e confusas e perdem horas a fio a tentar, até que cheguem à exaustão e liguem para os respectivos números do CENTRO DE ATENDIMENTO CONSULAR | SUÍÇA.

 

Qualidade do serviço:

Em conversa, fiquei a saber que o serviço é externo, atendido fora dos Consulados. Não vamos dizer que o serviço de atendimento é mau, porque quem atende é pacífico e ajuda o melhor que pode, isso não está em causa. O problema é a forma da construção do sítio/Portais do Governo… E na interajuda lá conseguimos registar no Portal dos Negócios Estrangeiros e pedir noutra fase o agendamento da consulta!

 

CAC:

Ex.mo(a) Sr.(a),

Agradecemos o seu registo na plataforma de Agendamentos Online.

Para concluir o seu registo:

 

Aceda ao site.

Introduza o seguinte código de confirmação do registo: (). Caso não confirme o seu registo no período de 60 minutos do momento em que fez o seu registo na plataforma, o mesmo será eliminado.

CAC:

Agendamento Concluído: O seu agendamento foi concluído com sucesso. Caso não tenha recebido o e-mail de confirmação, poderá fazer a manutenção deste e de outros agendamentos no botão em baixo.

 

Agendamentos:

Quais são os próximos passos?

Para que não restem dúvidas sobre o seu agendamento, aqui fica um resumo do que deverá fazer.

 

Data de realização e horário do agendamento: (). de Julho de 2024 - 13:30-13:45 Familiar 1 - 13:45-14:00 Consulado Geral de Portugal em Zurique

Verifique que tem consigo todos os documentos necessários à realização do serviço.

No dia do agendamento, deverá fazer-se acompanhar do e-mail recebido com os dados da marcação e os documentos.

Confirmação de agendamento:

CAC: Ex.mo(a) Sr.(a),

Envia-se confirmação de agendamento para Cartão de Cidadão no Consulado Geral de Portugal em Zurique.

Resumo do agendamento: Data: 2 de Julho de 2024, 13:30-13:45

Local: Consulado Geral de Portugal em Zurique

Acto: Cartão de Cidadão

Nome: ().

Número de documento de identificação: (). E-mail: ().

 

Apelo:

Uma vez que incutem o nome da Universidade Nova de Lisboa num estudo com o Governo, apela-se à simplificação dos serviços. Não sou contra a evolução, mas esquecemo-nos que ainda há muita alfabetização, há dificuldades em entrar no sistema correctamente e as coisas podiam ser mais ponderadas. Assim, os Consulados por vezes têm filas de pessoas à espera de vez, porque não conseguem agendar online no sítio/Portal do Governo.

 

As consultas por e-mail e telefone deveriam funcionar, os serviços consulares registavam no sistema, já que eles estão habituados a trabalhar com as ferramentas. Além disso, os portais do Governo em geral deveriam ter um formulário para cada caso a tratar. Se carecesse de uma assinatura, poderíamos tirar uma cópia em casa, assinar e enviar pelo correio ou enviar por e-mail depois de digitalizar no Scanner. Tudo muito fácil e andam estes experts a lixar-nos a moina! Seria tudo muito fácil e evitaríamos tanto esforço desnecessário!




Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

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