Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Artista Alexandre Faria , especial, espaço Revista Repórter X na rádio Nasci para Cantar e no MEO Canal


  Programa 5

Artista Alexandre Faria , especial, espaço Revista Repórter X na rádio Nasci para Cantar e no MEO Canal
Foto: Cristina Salgado

Alexandre Faria, o cantor dos emigrantes, foi o nosso quinto convidado, como forma de agradecermos por todo o apoio prestado à revista.
Alexandre é natural de Felgueiras. Viveu até aos 30 anos em Felgueiras, sendo depois foi convidado por um produtor para trabalhar em televisão, deslocando-se assim para Santa Maria da Feira, onde aprendeu a fazer televisão, com a produtora que trabalhava para o Canal Viver. Fez imensas reportagens, produções, percorreu Portugal de lés-a-lés, a fazer reportagens, conhecendo muitos nomes como Lara Fabian, Martinho da Vila, Roupa Nova, entre outros.
Do Canal Viver passou para a Invicta TV, que hoje é o Regiões TV, canal que pode ser visto nas operadoras NOS e Vodafone. Durante meio ano trabalhou com o mentor do programa Big Show Sic, um programa de grande sucesso na altura.
Do Porto passou para Aveiro, a convite de Nel Monteiro, cujo escritório de gravações e editora se localizavam nessa cidade. Estabeleceu-se em Albergaria-a-Velha, trabalha com o Nel Monteiro, quando ele precisa, mas tem o seu próprio estúdio e a sua rádio, pois também Nel acabou por fechar a sua editora. Em tempos foi fotógrafo.
Há cerca de dez anos que Alexandre promove espectáculos musicais, principalmente para animar os emigrantes portugueses radicados na Suíça. Em 2017 foi condecorado na SIC Internacional e também pela Revista Repórter X, por José Figueiras. Alexandre ama a música desde pequeno. Em criança assistiu a um concerto do Dino Meira, o cantor que fazia músicas para os emigrantes. Queria muito ser um cantor como Dino Meira. Nos anos 80, os Modern Talking eram os seus ídolos. Com 17 anos pediu aos pais que o deixassem gravar um disco. Alexandre diz que nasceu para cantar.
Fundou a rádio Nasci para Cantar desde 2007. Além de cantar, sabe tocar um pouco de guitarra. Neste momento está a gravar um videoclip da música Nasci para Cantar.
Alexandre tem vários fãs que o acompanham, como por exemplo, Cristina Salgado e a família, que consideram Alexandre um membro da sua família, com quem tivemos o gosto de estar à conversa nesta emissão especial. Há 26 anos lançou um disco de Vinil e, já nessa altura, Cristina ouvia Alexandre Faria. Cristina gravava a música que passava na rádio numa cassete e depois ouvia mais tarde. Quando foi para a Suíça levou a música de Alexandre e ouvia nos momentos mais difíceis. Quando esta fã soube que o seu ídolo ia à Suíça, decidiu ir ao concerto com um casal amigo. No fim, aquando dos autógrafos, Cristina pediu uma foto a Alexandre. Nesse dia prometeu a si mesma que iria acompanhar Alexandre sempre que pudesse. Desde há 3anos, Cristina apoia Alexandre em tudo o que pode, na Suíça. Cristina também presta um grande auxílio à Revista Repórter X, em textos e fotografias, entre outras tarefas. Assim, a revista agradece muito a esta colaboradora por todo o seu apoio, desejando as maiores felicidades.
Alexandre conta com uma longa carreira musical, como compositor e vocalista. Tem uma vasta colectânea de discos, nomeadamente 13 álbuns editados, quer a solo quer em dupla. Em homenagem aos emigrantes na Suíça, gravou o seu último disco Emigrar para Vencer em terras helvéticas, em 2014. Conta com vários prémios, entre eles quatro discos de ouro. Trabalhou a solo durante alguns anos, em 2011 juntou-se a Marcelo fazendo a dupla Marcelo e Alex. Nessa época faziam muita televisão. Em 2013 Marcelo emigrou, acabando assim essa dupla mas, mais tarde, fez uma nova dupla com Miguel que também teve que seguir o seu caminho. Hoje está novamente a solo e sente que este é o caminho que deve seguir e sente-se realizado a cantar sozinho. Também tem 2 discos de platina, um deles o álbum dedicado à Mãe. Este disco foi muito difícil de gravar pois a sua mãe tinha partido há pouco tempo.
O disco de Natal foi também disco de platina. Alexandre tem ido muitas vezes à TVI, nomeadamente ao programa Somos Portugal. A sua editora Espacial tem ajudado muito na sua promoção, a quem agradece. Já a RTP não lhe tem aberto as portas. Alexandre lamenta que esse canal público, para o qual todos pagamos, não ajude os artistas portugueses a crescer.
Alexandre desloca-se à Suíça quase semanalmente. É o cantor mais requisitado pelos emigrantes que, sendo verdadeiros fãs, o acompanham, deslocando-se massivamente, nem que para tal tenham de percorrer longas distâncias, aos locais onde o cantor irá agraciar o público com as suas músicas e a sua inconfundível voz
Alexandre Faria é, assim, a figura do panorama musical português mais apreciada e acarinhada pelos emigrantes lusos radicados na Suíça, percorrendo mormente o cantão alemão, de forma a levar, ao seu público, canções que emocionam e encantam aqueles que, por motivos vários, se encontram longe da sua pátria.

“O cantor mostra-se agradecido, ao Repórter X, bem como ao seu público, pelo reconhecimento do trabalho em prol dos emigrantes portugueses, asseverando que “Fico muito feliz pelo facto de os portugueses, na Suíça, valorizarem as minhas criações artísticas, assim como a minha dedicação e empenho à arte maior que é a Música, a qual permite, indubitavelmente, mitigar a saudade do nosso país. Espero poder continuar a emocionar-me e a emocionar os nossos emigrantes com a minha música, que é também, sem dúvida alguma, a sua música.”

A Revista Repórter X agradece ao cantor dos emigrantes por todo o apoio prestado, por esta parceria, e deseja o maior sucesso, quer a nível pessoal como profissional.

Alexandre Faria
Nasci para Cantar

Locução Radiofónica: Quelhas,
Cristina Santos Salgado. Alexandre Faria

Redactor: Patrícia Antunes
Revisão editorial: Sociólogo político
Dr. José Macedo de Barros






Sem comentários: