Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Revista Repórter X, na visita ao Hospital de São João no Porto


Hospital São João

Revista Repórter X, na visita ao Hospital de São João no Porto

No passado dia 8 de Agosto, algumas jovens das Comunidades eleitas Miss do Reino Unido, Alemanha, Suíça e Luxemburgo, fizeram uma visita ao Hospital de São João no Porto, no âmbito do projeto Marinheiros da Esperança, Pediatrias de Portugal, visita essa acompanhada pela responsável Ana Príncipe e também pelo presidente da Freguesia de Paranhos, Dr. Alberto Machado.
As entidades competentes agradeceram a visita destas jovens que prometeram voltar e fazer voluntariado no próximo ano 2109, tal como no presente acto, no qual ofereceram às crianças internadas livros para pintar e jogos.

Este encontro foi organizado pelo grupo Marias Corações Portugal.

Artigo: Maria Kosemund
Correspondente Repórter X - Alemanha
Marinheiros da Esperança
“Da minha língua vê-se o mar”
O grupo "Marias Corações de Portugal" fizeram uma visita ao Serviço de Pediatra do Hospital de São João, acompanhadas pelas Misses das Comunidades Luso-descendentes da Alemanha, Reino Unido, Suíça e Luxemburgo, num dia de cariz solidário e de forte ligação a Portugal das Comunidades emigradas.
Esta visita decorreu no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural e do Projeto Marinheiros da Esperança!
O Projeto das Pediatrias do SNS é seguido, também, pelas várias Comunidades Portuguesas pelo Mundo! As Misses tiveram oportunidade de acompanhar os trabalhos "marítimos" em curso e tomaram conhecimento, através do "centro de operações" das Pediatrias, da rota e da localização do NRP Sagres!
A emigração é um traço estrutural da sociedade e da cultura portuguesa, na sua dimensão histórica e na dimensão actual. Do século XV ao século XXI, é impossível compreender Portugal sem ter em conta os vários fluxos de emigração, ao longo da sua História.
O partir para um País estranho criou a necessidade de criação de comunidades que, em todos os cantos do mundo, testemunham e consolidam a presença portuguesa e de luso-descendentes que permitem uma melhor integração e entreajuda!
As comunidades de portugueses no Mundo reproduzem, nas sociedades de acolhimento, as unidades sociais e os estilos de vida característicos dos territórios e comunidades de onde partiram, permitindo uma sucessão histórica de gerações de portugueses e luso-descendentes na continuação da “herança” cultural. A este encontro da continuação e da recriação de ligações identitárias, afectivas e materiais, das várias gerações a Portugal e ao território português chamam-se “as comunidades”, constituindo assim, estas comunidades, uma força e um traço de unidade nacional.




Artigo: Vergílio Ferreira

Revisão editorial: Sociólogo político
Dr. José Macedo de Barros





Sem comentários: