Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Aviação; Isso não pode ser feito, velho

Aviação; Isso não pode ser feito, velho


Estou prestes a completar 65 anos. Trabalhei como piloto de linha aérea por 36 anos. Sou razoavelmente inteligente, mas admito que estou longe de ser um prodígio e nunca recebi ofertas para trabalhar no JPL ou na NASA.

Sou basicamente uma pessoa comum, excelente em ser humilde. Aos 64 anos, tive que aprender a voar o avião comercial mais complexo e avançado em serviço, o Airbus A350.
Tinha pilotado o relativamente simples Boeing 767 pelos últimos 25 anos e nunca tinha voado um Airbus, que é completamente diferente de um Boeing em quase todos os aspectos. Fui a pessoa mais velha a tentar passar pelo programa de qualificação inicial do A350 da Delta.
Fui avisado de que até mesmo pilotos muito mais jovens estavam achando o treinamento extremamente desafiador e que, devido à minha idade, o sucesso poderia não ser uma opção. Era uma aeronave extremamente complexa.
O manual de treinamento tem literalmente 7.000 páginas. Incontáveis vídeos de treinamento, seis semanas de simuladores, exames eletrônicos e orais extremamente difíceis. “Isso não pode ser feito, velho”, muitos diziam.

BOBAGEM! Passei pelo treinamento e, na verdade, achei fácil. Não foi mais desafiador do que quando fiz o treinamento do MD-11 em 1991, aos 34 anos, embora o A350 fosse um programa de treinamento muito mais difícil. Não tive qualquer declínio na minha capacidade de aprendizado em 30 anos e passei pelo programa extremamente difícil sem problemas. Se eu consigo manter minha capacidade de aprender tarefas complexas facilmente aos meus 60 e tantos anos, qualquer um pode.

Para responder à pergunta: para alguns, pode ser aos 30, ou 40, ou 50, etc. No entanto, cada pessoa é diferente. Algumas pessoas ainda são extremamente lúcidas e capazes de aprender bem em seus 90 anos. Não presuma. Não se menospreze em nenhuma idade. Não tenha preconceito contra pessoas mais velhas e não as subestime, porque muitos deles são tão espertos ou até mais do que você. Trate bem todas as pessoas, especialmente as mais velhas, porque num piscar de olhos, você será uma delas e vai adorar quando alguém o tratar com dignidade e um pouco de respeito.

Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: