Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Mudança nas regras para a atribuição da Prestação Social para a Inclusão atira pensionistas para a pobreza extrema

Mudança nas regras para a atribuição da Prestação Social para a Inclusão atira pensionistas para a pobreza extrema 


A revista Repórter X condena fortemente o governo de Luís Montenegro, afirmando que é necessário dar espaço a outros partidos fora do sistema para assumir o poder. Como possível candidato à Presidência da República Portuguesa, critico a forma como Portugal está a levar muitas pessoas com incapacidades ao desespero. Defendo que, em vez de continuar a apoiar pessoas no rendimento mínimo, deveriam oferecer-lhes condições de trabalho adaptado e garantir o direito àqueles que, de facto, não podem trabalhar.

Recentemente, uma mudança nas regras para a atribuição da Prestação Social para a Inclusão (PSI) está a afetar centenas de pessoas com incapacidades superiores a 60%, conforme avança a TVI. Anabela Farinha, uma técnica administrativa com 70% de incapacidade devido a um transtorno bipolar, foi informada de que deixaria de receber o apoio, uma vez que, para acumular a PSI com a reforma por invalidez, é necessário ter mais de 55 anos e uma incapacidade de 80%. Tal decisão está a empurrar muitos beneficiários para situações de pobreza extrema, com muitos a sobreviverem com pouco mais de 300 euros por mês.

O Instituto de Segurança Social (ISS) esclarece que não houve alterações legislativas e que a acumulação de PSI com a pensão de invalidez apenas é permitida em casos de incapacidade superior a 80%. No entanto, as reclamações de vários beneficiários nas redes sociais e no Portal da Queixa continuam a surgir, destacando a insatisfação com as regras vigentes.

Assim, a Revista Repórter X junta-se à crítica, pedindo que o governo atue com mais responsabilidade e justiça para com as pessoas com incapacidades, evitando decisões que coloquem mais cidadãos no limiar da pobreza.

Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: