Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

domingo, 6 de outubro de 2024

CPCJ da Póvoa de Lanhoso assinalou o Dia Internacional da Não Violência com laço branco humano

CPCJ da Póvoa de Lanhoso assinalou o Dia Internacional da Não Violência com laço branco humano


 

“Agradeço o convite para estar presente nesta iniciativa, que é tão importante pois é um sinal que damos ao mundo e que damos à comunidade. Principalmente num momento como este em que se soube nas últimas horas que Israel foi atacada pelo Irão.

E esta forma de resolver conflitos é algo que nós, enquanto comunidade, devemos contrariar. É importante construirmos uma comunidade que esteja alicerçada nos princípios do diálogo e da convergência na resolução de problemas por outras vias que não sejam as da violência.

As instituições que trabalham com estes jovens, que são o presente e o futuro, têm o dever de promover estes valores e é importante que estes/as alunos/as levem esta mensagem de paz para casa, para a família, para os amigos, para o desporto, ou para a catequese. É importante que transportemos estas ideias e estes valores ao longo da vida.”

 

Esta foi a mensagem do Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, na realização do laço branco humano, que decorreu no dia 2 de Outubro no espaço coberto junto à Feira Semanal, marcando assim o dia em que a Organização das Nações Unidas comemora o Dia Internacional da Não Violência. Presentes estiveram também o Vereador Paulo Gago e o Chefe de Gabinete do Presidente, Fernando Carlos Ribeiro, bem como Sílvia Oliveira, Presidente da CPCJ da Póvoa de Lanhoso.

 

A iniciativa, incluída nas Jornadas para a não-violência, foi promovida pela referida Comissão, no âmbito do seu Plano Estratégico Local de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens, no eixo prioritário da prevenção da Violência.

 

A Câmara Municipal associou-se a este movimento tão valoroso, assumindo o seu dever e as suas responsabilidades na valorização da resolução dos problemas pela via da não-violência, reforçado um papel pacificador na comunidade.

 

As entidades convidadas prepararam laços brancos com mensagens alusivas à não-violência / prevenção de todas as formas de maus-tratos, bullying, violência no namoro, violência doméstica e/ou, em contraponto, alusivas à promoção de relacionamentos saudáveis e à paz. Estes laços foram afixados numa tarja, que será pendurada na varanda do Município.

Ainda neste dia, mas da parte da tarde, no Parque do Pontido, a GNR fez uma demonstração de meios.

 

 

Estas iniciativas enquadraram-se no segundo dia de atividades das Jornadas para a Não-Violência, que visavam a divulgação e consciencialização da nossa comunidade educativa e profissional da importância da Prevenção de Todas as Formas de Violência e Maus-Tratos na Infância.

 

O programa destas Jornadas começou a cumpriu-se no dia 1 de Outubro, contando a Comissão com a colaboração de 4 entidades parceiras, designadamente, a autarquia, a GNR, o Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso e a EPAVE.

 

No primeiro dia, no âmbito do Programa Cuida-te + promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, teve lugar uma sessão de Teatro-Debate, no Theatro Club, cujo foco foi a Intervenção em Comportamentos Aditivos, #Obsessão, na qual participaram alunos/as das Escola Secundária e da EPAVE.

De seguida decorreram as "Conversas Improváveis" alusivas à temática da Não-Violência.

 

 

Melhores cumprimentos,

Cláudia Oliveira da Silva


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: