Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

sábado, 3 de julho de 2021

Carta: Pedimos ajuda estatal a diversos Órgãos Nacionais

Carta: Pedimos ajuda estatal a diversos Órgãos Nacionais

 

Bom dia, Ex.mos senhores,

Suas Excelências;

 

(Ministério dos Negócios, Estrangeiros, Augusto Santos Silva

Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP)

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes

Senhor Primeiro Ministro, António Costa

Senhor Presidente da República Portuguesa, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa

Instituto de Camões

Consulado Geral de Zurique, Paulo Maia e Silva

Embaixada portuguesa na Suíça em Berna, António Manuel Ricoca Freire)

 

Vimos, por este meio, pedir a Vossas Excelências que se dignem apoiar um dos Órgãos lusos mais mediáticos na Comunicação Social da Suíça, difundido como revista mensal para todo o Mundo on-line e distribuído em papel impresso para a Suíça, onde está registado e tem Sede, para o Liechtenstein, França, Mónaco, Alemanha, Portugal e Ilhas dos Açores e Madeira (Estamos nas redes sociais; Site, Youtube, Facebook, Instagram, WhatsApp, Twee,  Linkedin, TikTok, etc.).

 

Não somos um Movimento Associativo nas Comunidades Portuguesas, mas somos a PONTE entre todos (estamos a reunir esforços, para fazermos em conjunto uma organização entre interessados lusos, na forma de Organização Portuguesa na Suíça em Diálogo 2021, que consiste na entrada de todas as empresas, Associações, Artistas, e outros, em que se identifiquem uns com os outros, sem interesses lucrativos e sim por interesses culturais, empenhando-se todos nas actividades de reuniões, eventos, etc.).

 

Nunca, até à presente data, tínhamos sido abordados e não tínhamos conhecimentos sobre qualquer ajuda aos projectos; aliás, já colocámos esta questão a uma plateia de políticos que visitaram Zurique numa conferência e que nos foi dito que não haviam verbas (Secretário de Estado, Dr. José Luís Carneiro e representantes do Instituto de Camões entre outros, os quais também entrevistamos.).

 

Gostaríamos de obter esclarecimento sobre o Concurso, mencionado no decreto abaixo:

Se o Decreto-Lei n.º 124/2017, de 27 de Setembro abrange só quem é nomeado e por quem é nomeado; se as nomeações são feitas após procedimento e qual, e quem faz a avaliação das Candidaturas e onde devem ser entregues?

Quem é que usufruiu deste concurso em cada país?

 

(estes dados são para publicação na Revista repórter X)

 

A Nossa visão:

Nós acreditamos que os valores destes apoios deveriam de ser divididos por mais Instituições, em vez de abranger 101 Candidaturas num valor médio de 7.000 mil euros a cada; deveria abranger 202 Candidaturas num valor médio de 3.500 euros, portanto o dobro das Candidaturas, pois que o valor de 7.000 euros para quem tem edição on-line é muito dinheiro, em relação a quem tem edições impressas!

 

A revista Repórter X caminha para os 10 anos, promove a língua e cultura de expressão portuguesa, em todo o mundo da diáspora.

A Revista Repórter X é um Órgão da Comunidade Suíça de Cultura de Expressão Portuguesa, registada na Suíça. Tem ISBN, Código de Barras. Possuímos o Depósito Legal, que obriga qualquer autor a depositar livros e jornais, ou publicações impressas, na Biblioteca Nacional. A revista está a depositar 11 exemplares na biblioteca do Instituto Camões (Biblioteca Pública Municipal do Porto, Divisão Municipal de Bibliotecas).

 

A direcção da revista informa os seus colaboradores, que queiram expressar-se conforme a sua própria cultura, que o façam mediante a grafia de cada país, de onde são naturais. Quem for português terá de expressar-se na língua de Camões, enquanto os naturais dos outros países lusófonos expressar-se-ão no seu próprio dialecto, apesar de a nossa linha editorial não se pautar pelo Novo Acordo Ortográfico, fazendo a devida correcção escrita. Estamos a fazer esforços para unir as várias raças humanas a falarem português na emigração. A paginação da Revista é a cargo do Director, Quelhas desde Bülach, Suíça. Chefe de Administração, Ângela Tinoco. Os textos da revista terão uma revisão editorial assinada pelo colaborador Sociólogo político, Dr. José Macedo de Barros, e a transcrição dos vídeos para a escrita é a cargo de Patrícia Antunes, desde a Póvoa de Lanhoso, Portugal. Correspondente na Suíça; José Maria Ramada. Relações Públicas; Clea Vieira. Temos quatro representantes fora do país, Maria Kosmund em Maiz, na Alemanha. Fernando Leão, ajudante “Catarina Gonçalves” em Paris, na França. Dra. Lídia Silvestre, marketing; “José Cavalinhos” em Sines, Portugal. O teor dos artigos será da inteira responsabilidade dos seus autores e redactores da Revista Repórter X. Assim, somos a revista do povo, que retrata a cultura popular e desejamos que o povo se expresse na revista que não é minha, mas sim de todos.

 

Para além de uma revista, somos o apoio de muitas pessoas; ajudamos moralmente e psicologicamente, com palavras e actos, reencaminhando problemas individuais para os técnicos de cada área, quantas vezes inoperantes. Falamos de apoio aos jovens, aos povos que não sabem ler, à inclusão social, à ajuda de trabalho profissional, a participação cívica e política, o combate à xenofobia e o diálogo entre todos os interesses. Fazemos promoção de artistas, eventos, divulgação de eventos, entrevistas e reportagens pessoais, Biografias, Histórias e histórias de vida, Críticas construtivas (esta última, confessamos que tem um sabor amargo, porque na realidade a crítica é apenas a DENÚNCIA que muitos não gostam e não gostam pela verdade, porque a verdade doí. Mas é o tipo de escrita que o Director da Revista mais aprecia, para além da poesia, das histórias ou dos temas dos seus vários livros de vários estilos).  Somos uma equipa capaz de entreajudar com acções e palavras, enviando cada caso para as entidades competentes. Somos a isenção. Somos a revista do povo e o povo somos nós...!

REGISTO:

Kulturzeitschrift zwischen Portugal und Schweiz. Biografie, Interview, Geschichte, Events.

 

Repórter X Veloso Gonçalves

Reporter X Veloso Gonçalves in Zürich ist eine Einzelfirma aus dem Bereich «Betreiben eines Verlagswesens (analog/digital)». Reporter X Veloso Gonçalves ist aktiv.

Die Firma wurde am 20.04.2016 gegründet und hat eine Person im Management.

Alle vergangenen Änderungen können unter der Rubrik Meldungen abgerufen und als PDF speichert werden. Die letzte Änderung im Handelsregister gab am 25.04.2016.

Die Firma ist im Handelsregister des Kantons ZH unter der UID CHE-440.879.855 eingetragen.

 

Atentamente de V. Exas o director;

"Quelhas" João Carlos Veloso Gonçalves

Ângela Tinoco.

Dr. José Macedo de Barros

José Maria Ramada

Maria Kosemund

Fernando Leão

Catarina Gonçalves

Dra. Lídia Silvestre

José Cavalinhos

Patrícia Antunes

 

 

 

Sem comentários: