O Kloster de Einsiedeln acaba com a Peregrinação Portuguesa de nossa Senhora de Fátima à "Santa Negra", no Kloster de Einsiedeln.
A peregrinação nacional dos portugueses, mais conhecida como Dia dos Portugueses em Einsiedeln, não se irá realizar neste ano de 2022, e provavelmente não voltará a acontecer neste contexto. O Kloster e os seus responsáveis não aceitaram o pedido da Comunidade Portuguesa.
A decisão é justificada com preocupações de segurança por parte dos responsáveis.
A peregrinação Portuguesa a Einsiedeln é uma tradição com aproximadamente 30 anos. No passado, os emigrantes portugueses e crentes viajavam de várias regiões da Suiça até Einsiedeln, ao mosteiro (Kloster) para homenagear Nossa Senhora de Fátima numa procissão e comemoração do dia de Maria.
A peregrinação tem crescido significativamente e segundo estimativas, entre 10.000 e 15.000 pessoas fizeram parte deste evento anual nos últimos anos.
Agora, esta tradição tem um fim abrupto. Os peregrinos portugueses já não são bem-vindos em Einsiedeln, devido a questões de segurança, justificam os responsáveis pelo Kloster Einsiedeln.
Foi por iniciativa dos mesmos que simpaticamente informaram os organizadores de que a peregrinação não pode ser mais realizada, e justifica; o problema é a falta de saídas de emergência na igreja do mosteiro.
O porta-voz do mosteiro de Einsiedeln, padre Lorenz Moser, disse à TeleZüri: “Tivemos que dizer a nós mesmos que, se não fizermos nada e algo acontecer, seremos também culpados. A medida serve como uma salvaguarda para nós."
Segundo os responsáveis pelo mosteiro, a lotação na igreja está limitada a 1.500 pessoas devido à falta de saídas de emergência. Este número está longe de ser suficiente para a peregrinação portuguesa. Cerca de um terço dos que chegam, ou seja, cerca de 4.000 pessoas, também assistem à missa na igreja do mosteiro o que põe em risco a segurança de todos.
E assim se acaba com uma tradição bonita com mais de 30 anos de uma das Comunidades que mais tem contribuído para o crescimento deste País.
Sem comentários:
Enviar um comentário