domingo, 27 de maio de 2012

Asilados Políticos estudam e trabalham, integram-se na sociedade na Suíça.










ECAP: Vídeos originais no youtub QuelhasGoncalves na escola em Zurique na Suíça, com alunos e Professores por Quelhas...
Professores: Keli - Tibete. Katja - Alemanha.
Alunos: Sameera - Iraque. Mukhtar - Somália. Yogathas - Sirilanka. Zere - Eritreia. Micheal - Eritreia. Esteban - Paraguai. Bustelo - Espanha. Mujota - Kosovo. Alice - Camarões. Merhawi - Eritreia. Haile - Eritreia. Rojana - Tailândia. Zufan - Etiópia. João - Portugal.
Entrevistas e depoimentos de povos espalhados aquase por todo o Mundo: América - Ásia - Europa - África.
Não constando representantes da Oceânea!
A maioria dos alunos da Ecape vem da Eritreia, gente boa e humilde, pacatos e alguns até pessoas com rostos tristes, mas com um coração enorme! Principalmente os homens, estão cheios de pequenas cicatrizes, e o corpo todo chumbado, coisa que a pele esconde. A escola homenageou estes homens e mulheres que cantaram o seu hino nacional, no qual entusiasmaram todos os presentes e muitos até tiveram uma lágrima no canto do olho... Nós os Europeus vemos com bons olhos esta gente Africana.
O estado Suíço dá 1.000 CHF por mês a cada cidadão refugiado ou asilado político, para sobrevivência, para além de casa ou estúdio e, estudos em escolas profissionais com Deutschkursintensive, para a integração. Discordo de um artigo que li, sobre asilados políticos, que diz: Os asilados e em maior parte moram na aldeia e no campo, longe dos povos Suíços e não estudam e não se integram; é pura mentira! Confirmo que, eles vivem por todo o lado e as grandes cidades têm estes irmãos Africanos e Asiáticos entre qualquer emigrante Europeu, onde se integram, trabalham e estudam na sociedade onde residem. Peço que ajudem mentalmente esta gente boa, uma boa acção é sinónimo de paz, alegria e felicidade...
Apurei que, o maior número de candidatos a asilo político vem de Eritreia, seguida pela Somália e pelo Iraque. Aumentou o número de pedidos de nove dos dez principais países de origem, que inclui ainda a Sérvia, Kosovo, Sri Lanka, Nigéria, Geórgia, Afeganistão e Irão. A única excepção foi a Turquia.
- Quais são as perspectivas de vida dessas pessoas, que já não tem nada nos seus Países, e que deixam tudo para trás, para tentarem a vida na Europa?
"Em Eritreia, homens e mulheres são obrigados a prestar serviço militar durante anos. Eles fogem do tratamento desumano do Estado."
A Suíça não faz parte da comunidade Europeia, mais ela fez um acordo com a Europa que se chama; o Acordo de Schengen, que é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários. Um total de 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (excepto Irlanda e Reino Unido) e três países que não são membros da UE (Islândia, Noruega e Suíça), assinou o acordo de Shengen. Liechenstein, Bulgária, Roménia e Chipre.
Este é um grupo de 15 alunos na Ecap em Zurique, no qual nem todos são asilados. Caso do Professor Keli é descendente do Tibete, os pais são refugiados, mas o filho nasceu na Suíça e formou-se. A Rojana é Tailandesa, é refugiada, casou com um Homem Suíço, já tem um filho nascido cá, e cá vai trabalhando algumas horas. O Yogathas vem da Sirilanka, é asilado, mas já trabalhou na Suíça, está no fundo-desemprega. A Sameera é Iraquiana, é refugiada, não arranjou trabalho, mas o marido já trabalha. A Mukhtar vem da Somália, é refugiada, apenas tem 16 anos e está com os pais. A Zufan vem da Etiópia, é refugiada e tem um filho, não tem emprego. O Mujota vem do Kosovo ex. Jugoslávia, trabalha à 25 anos na Suíça, ficou sem emprego por doença reumatismo. O Zere, Micheal, Merhawi e o Haile vêem da Eritreia, pertencem ao grande número de refugiados na Suíça, e não trabalham, mas tem direito a 6 meses de Curso para aprenderem a língua e se integrarem na sociedade Helvética. Os seguintes não sãos asilados políticos: Esteban vem do Paraguai, e trabalha a 50%; Bustelo vem de Espanha, está no fundo-desemprego; Alice vem dos Camarões, passou por França onde tem 3 filhos estudados e com emprego, casou com um Suíço; João vem de Portugal trabalha e estuda em Zurique... Elaborei e falei de 15 pessoas que frequentaram o Curso juntos e partilharam amizades, porque para além da nacionalidade, da cor, da raça, da religião e caracter social, demonstremos ser irmãos com certas diferenças mas com sentimentos iguais. Para além deste pequeno número que falei, existia em outras salas grande número de refugiados, e tantas escolas espalhadas por Zurique que nem tem conta!

Por Quelhas

Sem comentários: