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quinta-feira, 13 de março de 2025
Carta do Grupo Parlamentar do CHEGA à Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas
quarta-feira, 12 de março de 2025
Os funcionários da ERZ denunciam condições de trabalho, mas o sistema suíço protege as grandes empresas:
O abismo social na Suíça: Pensões de invalidez e a destruição da qualidade de vida
terça-feira, 11 de março de 2025
ÁGUIA E MENINA CEGA
Consulado-Geral de Portugal em Zurique: Problema de marcação resolvido apenas após intervenção do Cônsul
segunda-feira, 10 de março de 2025
Escola básica da Gandra em Ermesinde em risco devido a lixo próximo:
O fim de uma era baseada em valores
domingo, 9 de março de 2025
Atrocidades medievais
Aumento do preço da electricidade na Suíça gera preocupação
A Revista Repórter X recebeu recentemente uma resposta oficial da EKZ (Elektrizitätswerke des Kantons Zürich) que confirma um aumento de aproximadamente 48% nas tarifas de electricidade na Suíça desde 1 de Janeiro de 2024. A principal razão apontada para esta subida é o elevado custo da aquisição de energia, que a EKZ realiza com dois anos de antecedência. O período de compra do fornecimento para 2024 decorreu entre Maio de 2021 e Abril de 2023, e os preços elevados do mercado energético em 2022 e 2023 reflectem-se agora no custo final para os consumidores.
Além disso, o aumento das tarifas para serviços gerais da Swissgrid e a introdução de uma reserva estratégica de electricidade pelo governo suíço para garantir o abastecimento no Inverno também contribuíram para o acréscimo dos custos.
Um dos problemas estruturais da Suíça na produção de electricidade é a sua geografia. Apesar de possuir muitos lagos, o país não tem uma vasta rede de rios como Portugal e Espanha, que permitem a construção de canais para movimentar turbinas hidroeléctricas. Além disso, a Suíça ainda conta com poucas centrais eólicas para compensar a sua dependência de energia importada.
Para tentar reduzir essa dependência, o país tem apostado nos painéis solares. No entanto, devido ao seu clima gélido, ao Verão curto e ao Inverno rigoroso, essa solução não é a mais eficiente para garantir um abastecimento energético estável ao longo do ano.
Os consumidores têm sentido o impacto directo destes aumentos. Numa reclamação enviada à EKZ, um cliente questionou o atraso na recepção da factura e a contínua escalada dos preços da electricidade. Apesar das queixas, a empresa reforçou que os preços seguem a tendência do mercado energético europeu e, que o envio da factura por e-mail foi pedida, o que é mentira, talvez lhes interessa para ganhar mais uns milhões a poupar nos correios!?
A Revista Repórter X continuará a acompanhar este tema e a trazer actualizações sobre o impacto dos custos energéticos na vida dos cidadãos.